domingo, 28 de fevereiro de 2010

Acumulado do mês de fevereiro em São Paulo

O mês de fevereiro encerra-se com chuva acima da média na cidade de São Paulo. No Mirante de Santana o acumulado fechado do mês foi de 296,5mm. Sendo a média histórica para o mês de 234mm.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Relatos dos amigos no site da Climatempo

Ao Carlos Alberto
Enviado por: Davi em 03:59 às 22/02/2010
Carlos Alberto muito legal seu comentário!Um jeitinho bem interessante de começar a gostar de meteorologia, gostei!Já tem uns 7 anos que passei a gostar de meteorologia, sempre adorei ver as nuvens, acompanhar os ventos, temperaturas...Comecei a estudar Meteorologia pra Aviação a 2 anos, onde hoje sou do meio, ainda como estudante, e passei a entender melhor, já aprendi muito e vou aprender muito mais em minha carreira.Hoje acompanho o tempo em diversas partes do mundo, adoro a meteorologia!Abraço a todos!


Ao amigo Carlos Alberto
Enviado por: Márcio Domingues em 09:27 às 22/02/2010
É muito interessante se pararmos pra pensar o que faz as pessoas gostarem de meteorologia... Muito legal o seu relato Carlos Alberto!! Eu também comecei a gostar de meteorologia quando criança... Mas no meu caso foi o medo pelas tempestades que me fez ter essa paixão pelo clima como tenho hoje. Quando pequeno presenciei uma tempestade que destelhou toda a minha casa e provocou um curto-circuito na rede elétrica... Houve um princípio de incêndio... Eu e minha mãe ficamos presos dentro de casa... Fomos salvos graças aos vizinhos... A partir desse dia o meu desejo era compreender o porque de tamanha fúria da natureza... Coisas de criança... rs... Após isso muita coisa presenciei... Chuvas de granizo impressionantes... Frio extremo... Calor extremo... Ventos fortes... E fui perdendo aquele medo de criança descobrindo que era só preciso entender os fatores e tudo isso era a natureza respondendo as atitudes dos homens. O auge foi em 2005 quando eu presenciei o Tornado que passou em aqui em minha cidade (Indaiatuba) com ventos em torno de 250 Km/h... Vi ele de longe... Fazia SENAI na época e foi assustador voltar a escola e perceber que ele havia destruído a parte frontal do prédio... Sua força foi tão grande que ele chegou a tombar vagões de trem... Depois desse fato amigos... Só cresceu a minha curiosidade em entender a fúria da natureza... E hoje isso é uma paixão a parte... Sou um amante da natureza assim como o amigo Carlos Alberto!! Bom dia á todos e um abraço


Ao amigo Carlos Alberto
Enviado por: Cristina em 11:07 às 22/02/2010
Bom dia! Adorei o seu relato,muito bacana mesmo!.Apesar de não postar muito,eu tb adoro o clima e seus estudos,e comecei a gostar de meteorologia tb qdo criança,quando na casa de minha avó eu ficava olhando a "dança" das nuvens,embalada pelos ventos.Para mim era uma delícia,ver que ora elas iam rápido ,ora mais lentas.Ficava tentando entender o porque de seu formato,como "aquilo" lá no céu,podia carregar água!Como diz o Carlos Alberto,coisa de criança rsrsrs...Então,um dia,na aula de geografia tivemos uma matéria sobre clima,nuvens,como se formam,seu tipo.Pronto: juntou a fome com a vontade de comer... rsrsr...acabei com a paciência da professora,coitada,com tanta pergunta,e por fim até hoje eu amo a meteorologia com todos os seus ramos! Ah! antes de encerrar,pessoal da climatempo,manda um beijo para a Patrícia Madeira,escuto suas previsões todos os dias pela manhã pelo rádio,e ela é muuuiiito legal! E um grande abraço a todos vcs do fórum!


Ao amigo Carlos Alberto
Enviado por: solange em 12:47 às 22/02/2010
Bem legal mesmo o seu relato de como se interessou pelos fenômenos do tempo e pelo clima. Seria bom que todos relatassem um pouco sobre isso. Eu confesso que como o outro colega, foi devido ao medo, principalmente do vento. Isso aos 13 anos de idade e só com o tempo e acompanhamento das matérias veio a compreensão. Mas é claro que isso não descarta as preocupações que ainda permanecem, principalmente agora com as mudanças pelo aquecimento. Todos estamos sofrendo com isso e é muito importante termos este espaço para compartilharmos informações relevantes, que por muitas vezes, até evitam que fiquemos expostos a algum tipo de risco. Mas, amigo Carlos, você é bem novinho e sua simpática linguagem de rádio engana a gente, principalmente pelas informações que você passa de modo tão maduro. São 12:14 e está fazendo muito calor no RJ, principalmente agora à tarde que o vento sopra de Norte.Um grande abraço.


Muito calor em Campinas
Enviado por: Paulo Lima em 13:26 às 22/02/2010
Faz muito calor nesta tarde em Campinas, no momento 33,1°C e poucas nuvens. Amigo Carlos Alberto você foi muito feliz com seu post sobre a paixão pela Meteorologia, inclusive incentivando outros amigos a postarem seus relatos sobre este gosto pelas coisas do "Tempo". Eu também gosto muito de Meteorologia, afinal sou aficcionado nesta ciência, desde criança, influenciado pelo meu pai que era agricultor e tinha seus conhecimentos e procurava me ensinar como se comportava o Tempo. Mas me aprofundei mais neste assunto quando estudava matérias de Hidrologia, Recursos Hídricos e outras matérias desta linha no curso de Engenharia Civil, a partir dai fiquei muito ligado nestas questões..........Um abraço a você, e a todos deste Interativo.


ao Carlos Alberto
Enviado por: joao porto em 14:31 às 22/02/2010
Otimo seu depoimento de como começou a gostar da meteorologia, deixo aqui também meu relato: Comecei a gostar das coisas relacionadas ao tempo em 1988, quando ainda adolescente, fiquei desabrigado em uma escola publica nas enchentes da minha cidade, (enchentes estas que vitimaram 277 pessoas), a partir de então sempre ficava atento as noticias relacionadas ao tempo, e principalmente ao tempo da região serrana fluminense, com o passar do tempo e a evolução dos meios de comunicação e de informação pude passar a entender muito mais os fenômenos da natureza. Hoje trabalho na area de enfermagem, em um órgão intimamente ligado aos fenômenos do clima, trabalho no glorioso Corpo de Bombeiros do RJ, pude atuar em diversos eventos em minha cidade (enchente, desabamentos, etc), inclusive pude voltar aquela escola publica do inicio da minha história, para palestrar sobre assuntos ligados a Defesa Civil, enfim adoro meteorologia e os comentários postados neste forum. Esta tarde o tempo segue muito quente e de céu limpo em Petrópolis. Um Abraço a todos.


Mais um para o amigo Carlos Alberto
Enviado por: Sabrina em 14:44 às 22/02/2010
Bom gente, a minha "mania" de meteorologia começou aos 13 anos após uma forte tempestade de verão na praia... Graças a Deus sem consequências, porém, desenvolvi um grande pânico de tempestades. Ainda estou em tratamento e, por causa do meu medo, leio muito sobre o tempo fico observando o radar, lendo o que os colegas escrevem e, principalmente, ouvindo as explicações da Josélia no rádio! Sei os horários que ela vai falar e já deixo sintonizado, adoro suas previsões e explicações! Pessoas próximas a mim, dizem que já sou meteorologista e ainda não sei...rs... quem sabe um dia? Parabéns a todos e principalmente a Josélia! Pretendo um dia conhecer a Josélia pessoalmente!


Meteorologia
Enviado por: Ricardo M em 15:28 às 22/02/2010
Gostaria de Agradecer ao amigo carlos Alberto sobre o esclarecimento do el nino de 1998, eu acreditava que o grande vilão daquele calor realmente tinha sido o el nino, mas vi que não rs, vivendo e aprendendo, mas acho que isso também responde muito sobre como meteorologia é uma ciência complicada ainda nos dias de hoje já que não depende só de el nino e la nina pra saber se vai chover mais ou menos,ou fazer mais ou menos calor,muita gente culpa o El nino pelo que esta acontecendo, mas não é só isso, os modelos a longo prazo tem um skill relativamente bom para o norte nordeste do Brasil e medio para o Sul, ja para o sudeste e centro-oeste ainda divergem consideralmente, os eventos dependen de outros n fatores dentre eles o atlântico, fico curioso pra saber como esta o continente africando já que a ASAS esta mais próxima da América, seria esse o motivo do maior aquecimento no atlantico também? Bom muita coisa precisa ser analisada, sobre o post de gostar meteorologia meu caso é paixão antiga também, sempre acompanhei desde criança, antes mais por tv ou radio, já vi muita coisa extrema nestes meus anos de vida como a super chuva de dez 1988 e maio de 95 (aquela do tornado) o super frio de 1994 e 2000 e a super seca de 1994, a chuva de granizo de julho de 1995, essa seqüência de meses chuvosos desde julho do ano passado dentre tantas outras coisas que já vi, cheguei a estudar um pouco, prestei vestibular para isso, mas todo mundo me dizia que esta área era muito limitada no Brasil e que eu não ia ter trabalho, ai por pressão decidi seguir a area de informática, mas me arrependo de não ter seguido o que meu coração mandava, acho que quem estuda meteorologia hoje vai ter bastante oportunidade de ver muita coisa, eu acredito em aquecimento global, pois nestas 3 ultimas décadas muita coisa anda acontecendo e acho que isto já pode ser efeito, claro que muita coisa precisa ser estudada, muita gente diz que não há nada de errado e que estas coisas sempre aconteceram, eu concorno, mas não estariam eventos mais severos acontecendo com uma freqüência maior? Fica ai a pergunta. Queria mandar um abraço pra Josélia Pegorim sempre acompanhei suas previsões pela radio Eldorado há muitos anos e mesmo hoje tendo a internet ainda quando possível gosto de ouvir os boletins meteorológicos, sempre achei eles bem explicados pois sempre se preocupa em explicar os sistemas, o que esta acontecendo e o que de fato vai acontecer. Neste momento bastante calor na capital paulista não ha previsão de chuva, mas nas imagens aparece chuva sobre o sul do estado.


As coisas do tempo
Enviado por: Aldo Santos em 20:45 às 22/02/2010
Comecei a me interessar pelo tempo ainda pré-adolescente, tentando entender porque fazia frio ou calor e a resposta de porque, simplesmente, era verão ou inverno já não me satisfazia. Nesta época, as fotos de satélite ainda não eram comuns e os principais jornais colocavam uma carta sinótica esquemática na seção da previsão do tempo. Eu pesquisei, fucei até que consegui entendê-las. Passei a ouvir diariamente a "Homem do Tempo", Narciso Vernizzi que, embora não sendo meteorologista era o único que explicava coisas interessantes, na época. Pensei em fazer meteorologia ou geografia com especialização em climatologia. Porém, como o campo era restrito na época, certo ou errado acabei optando pela Química, com a qual também tinha afinidade. Eu tinha guardados recortes de todas as reportagens e previsões sobre a grande onda de frio de 1975. Porém, numa das reformas aqui em casa, alguém deve ter achado que era papel velho e jogou fora, rsrs. Gostaria de poder ter presenciado a histórica grande onda de frio de 1955


O GOSTO PELA METEOROLOGIA...
Enviado por: Fernando José em 20:46 às 22/02/2010
Antes de mais nada gostaria de comentar que quase todos os amigos que participam aqui são apaixonados por meteorologia de uma maneira ou outra. Eu também com 5 anos de idade já andava com termômetro na mão. A minha vida toda até hoje sempre vou voltada para meteorologia. Tanto que tinha entrado na faculdade de engenharia e desisti para entrar em meteorologia, acabei entrando no IAG/ USP como já havia comentado aqui. Acabei fazendo praticamente três anos do curso meio aos trancos, já que e período integral, mas infelizmente por problemas financeiros não tive como continuar o curso onde acabei abandonando no início dos anos 90. Mas tudo que vivenciei até hoje em meteorolgia tanto na faculdade como autodidata foi muito bacana e aprendi alguma coisa. Desde 1990 eu anoto manualmente todas as temperaturas que fizeram Sorocaba até hoje. E quando não estou , costumo deixar meus pais para marcarem para mim... Portanto tudo o que os amigos falaram aqui eu respeito muito e desejo sinceramente que a cada dia podemos aprender mais. E aprendi uma coisa com um grande professor de meteorologia chamado Rubens Villela ( muito conhecido pelas expedições na Antártica com o Amir Klink inclusive, tenho certeza de que muitos o conhecem ), ele disse uma vez que quanto mais aprendemos sobre meteorologia, mais temos que aprender... bem interessante! Falando em Meteorologia para não perder o hábito..ehehe aqui em Sorocaba hoje fez um dia bastante quente com temperaturas variando entre 23,6°C a 36,1°C na zona nordeste da cidade. Neste momento às 20h a temperatura está em 29°C... um boa noite a todos!


Amigo Carlos Alberto...
Enviado por: Fernando José em 20:47 às 22/02/2010
No meu depoimento sobre o gosto pela meteorologia acabei esquecendo do grande e saudoso Narciso Vernizzi. A saudade é imensa, toda vez que estou ouvindo a rádio Jovem Pan de manhã eu sempre me lembro da "vinhetinha" chamando o Sr. Narciso. Muitos aqui se lembram disso. Realmente ele também tem uma grande participação em todo meu gosto por este assunto. Nos anos 70 descendo para a praia com minha família, eu ainda menino, ficava o tempo todo esperando a vinheta para ouvir o Vernizzi, a Suely Pinheiros da Vl.Madalena também lembrou disso no post dela . Fico até emocionado em ouvir tudo isso...Mas amigo Carlos Alberto, eu ratifico aqui tudo que os amigos disseram a seu respeito, você não só entende muito de meteorologia, como está sempre pronto para nos passar informações com muita competência engrandecendo cada vez mais esta interativo que está em alto nível, felizmente. Gostaria aqui também de lembrar do amigo Bruno Maon de Araçatuba que é um grande apaixonado pelo assunto ( e que gostaria de fazer o curso de meteorologia, espero e torço para que ele consiga) e também ao Climatempo que nos proporciona tudo isso... Um grande abraço ao Carlos Alberto, Bruno e a todos os amigos evidentemente!!


O gosto pela Meteorologia!
Enviado por: Jean 21:55 às 22/02/2010
Gostei muito de todos colegas que falaram como e quando começaram a gostar de observar o tempo, bem eu tenho 16 anos e o gosto começou desde pequeno, moro num sítio então o clima tinha que favorecer, quando tinha uns 8 anos minha vó me contou sobre a geada de 1975 aqui havia muito café que hoje não há mais, dai eu me interresei pesquisei sobre o assunto, mas o gosto maior começou em 2006, ganhei um pluviometro e um termometro dái comecei a anotar tudo, cada dia que passa a paixão aumenta afinal o Tempo influencia nossa vida, hoje a maxima atingiu os 33C, no momento faz 24C.


Apaixonados por Meteorologia
Enviado por: Rawnier Huffmann em 21:56 às 22/02/2010
Rs. verdade todos que postam aqui são apaixonados por meteorologia. esse ano tentei em algumas faculdades meteorologia mas ainda nada. vou esperar um ultimo resultado mês que vem. se nao conseguir o ano que ve mtento novamente... dou lhe os parabéns tbm ao Bruno Maon o nosso amigo de Araçatuba quesempre posta aqui. ele é o novo meteorologista rs. foi aprovado na ufpel em Pelotas . vai cursar meteorologia.. bom ao noss o amigo Fernando jOSE QUE SEMPRE NOS AJUDA AQUI TBM.. AO cARLOS. TODOS ESSES E MAIS OUTROS PARABÉNS PELO NOSSO ESFORÇO por poder informar o clima de nossa cidade.. Fernando volte a fazer meteorologia . essa é a profissão do nosso futuro rs. bom no momento são josé dos campos. tem uma noite de algumas nuvens e abafamento as 21:35 h temos 24,3 gráus . algumas nuvens mais desenvolvidas estão sobre alguns bairros poderemos ter algumas pancadas rápidas e isoladas. são josé dos campos. vale do paraíba leste paulista.


Noite quente e poucas nuvens em Campinas
Enviado por: Paulo Lima em 22:06 às 22/02/2010
A noite segue relativamente quente em Campinas, hoje a maxima foi 34,9°C, agora temos ainda 26°C e poucas nuvens, mas amanhã aumentam as chances de chuva por aqui. Amigos Carlos Alberto e Fernando José, eu tambem gostava muito de acompanhar as notícias do Tempo com o Narciso Vernizzi, eram realmente muito didáticas. Hoje temos na rede CBN um informante do Tempo, menos famoso do que foi o Narciso Vernizzi (da Pan), mas que eu gosto muito de ouví-lo e que tambem é muito didático em suas explicações sobre as diversas situações do Tempo, é o Roque De Rosa, muito bom em suas notícias. Abraço a todos voces, e um forte abraço tambem à Joselia...


Tempo e meteorologia
Enviado por: Alvacir D Gonçalves em 22:52 às 22/02/2010
Como mero observador do tempo, sou apreciador dos fenômenos meteorológicos. Na adolescência (muito tempo atrás) minha patroa, quando trabalhei em uma tinturaria, gostava de apostar comigo. Podia estar fazendo o maior sol que ela apostava que choveria, mesmo que fossem só alguns pingos. Geralmente ela ganhava. Nunca estudei meteorologia, a não ser em matérias curriculares, e mesmo assim, superficialmente, mas gosto de observar e tirar conclusões sobre o tempo. Apesar de gostar dos fenômenos ainda dá um pouco de medo quando chove com ventos muito fortes. Sou amante do frio e da chuva. Por isto, hoje foi um dia péssimo pra mim. Em Astorga, norte do Paraná, não choveu e a temperatura máxima foi de 33.3°C. Neste horário das 22:35h, 26.3°C.


amor à meteorologia
Enviado por: Paulo em 23:12 às 22/02/2010
Não costumo escrever muito, mas me senti estimulado a também falar de minha paixão pela meteorologia, a partir dos depoimentos tão interessantes de tantos jovens, acho que posso ser vovô de todos vocês, o meu interesse pela meteorologia começou em 1971 quando tinha 15 anos, gostava muito do frio e tive curiosidade em verificar até onde baixava o termometro no Rio. Naquele abril de 1971, entre os dias 23 e 25 veio uma frente fria com uma massa de ar polar forte na retaguarda e baixou a temperatura no Alto Boa Vista para 13º fiquei empolgado, de repente comecei a anotar as temperaturas máximas e minimas daqui do Rio, que naquele tempo eram apresemtadas num pequeno quadrado do lado esquerdo do JB. e na página dos classificados havia um mapinha do Brasil com um rápida análise sinótica do tempo. Depois passsei a me interessar pelas temperaturas tambem das outras capitais brasileiras e e até das principais cidades do mundo. Anotava tudo, guardava recortes de jornais. Lembro bem do grande frio de julho de 1975. Realmente não vi nada igual até hoje pelo menos no Rio, dia 17.07.a máxima na velha estação da Praça XV, marcou 16º. Outra grande onda de frio foi a madrugada de 31.05 para 01.06 com fortes ventos e um céu azul e 6.7 no Alto da Boa Vista. Eu ficava sempre esperando quebrar o recorde de frio no Rio, quando em 1923 no Campos dos Afonsos chegou a 4.8. Fiz vestibular para meteorologia em 1975, mas tive medo da quantidade de física e matemática que deveria encarar, então desisti, hoje sou um meteorologista frustrado e para onde viajo levo um termômetro. Apesar de estar no Rio, acompanhei "o homem do tempo" Narciso Vernise, ele era realmente muito bom, principalmente pela capacidade que tinha de explicar os fenomenos do tempo numa linguagem absolutamente comprensivel, Tenho até até hoje anotado alguns comentarios seus de 1999 2001, sobre as condições do tempo. Vou tentar ouvir este reporter que o colega Paulo Lima lfalou da CBN, em que horário que ele fala? Abraço a todos. Noite quente no Centro do Rio.


Tempo em Barbacena
Enviado por: Célio Fernando em 23:59 às 22/02/2010
Também vou falar um pouco do meu gosto pela meteorologia, achei legal essa iniciativa do Carlos Alberto. Não sou muito entendido dos assuntos atmosféricos, meu estudo resume-se apenas a matéria de Climatologia no Curso de Geografia que fiz e no qual sou formado. Acho que tudo começou na década de 90, quando era criança e na casa de minha avó em Cristiano Otoni tinha um cachorrinho de madeira com um termômetro de mercúrio. Adora olhar os graus todo dia quando ia lá. Quando minha avó morreu logo a família que já tinha percebido meu amor pelo termômetro, me deu ele para que ficasse comigo. Fiquei com ele uns 2 anos e comprei um outro de mercúrio e dei o da minha avó pra minha tia. Em 2002 comecei a anotar as temperaturas diariamente em todas as cidades onde morei: Cristiano Otoni, Conselheiro Lafaiete, Carandaí e atualmente em Barbacena. Em 2004 comprei o termometro digital que tenho até hoje e depois um outro que fica no sítio de meus pais em Carandaí, onde as mínimas sempre são muito baixas. Gosto muito é de temperaturas, entendo um pouco de precipitação e umidade relativa do ar, mas entendo muito de pressão atmosferica, ventos, deslocamentos de massas de ar, etc. Mas aqui no fórum tenho aprendido muito e postado minhas observações. Muito bom, obrigadoo e parabéns a todos!


Sorocaba 27°C - algumas nuvens - 23h40min
Enviado por: Fernando José em 00:22 às 23/02/2010
Rawnier Huffmann, acredite que você conseguirá entrar! Gosto muito dos seus posts aqui, sempre muito bem explicados, onde você nos atualiza dos acontecimentos do nosso querido vale do paraiba... Sobre voltar à faculdade, nunca podemos dizer que não faremos determinadas coisas, pois a vida muda tanto de rumo que tudo pode acontecer. Quem sabe um dia eu não tente novamente, embora eu esteja em um ramo totalmente diferente agora... Fiquei muito contente sobre a sua informação de que o Bruno Maon de Araçatuba entrou na faculdade de meteorologia, uma pena que ele tem participado muito pouco aqui nos últimos meses, mas ele também é extremamente dedicado e mereceu bastante!... Amigo Paulo Lima, você comentou algo bem interessante que foi a informação didática do Narciso Vernizzi, eu aprendi com ele o termo "infiltração Marítima". Nos anos 70 quando eu era garoto, eu gostava muito de empinar pipas em São Paulo na zona leste, e os ventos de sul e sudeste eram os melhores, pois em geral chegavam no período da tarde 16h, 16h30min mais ou menos, e quando ele chegava aparecia muitas pipas o qual nos alegrava muito! Durante o dia eu ouvia o Narciso para ver se o vento iria mudar. Então aprendi na prática que infiltração marítima eram os ventos mais úmidos que vinham da sul e sudeste, do mar e com ele vinham as famosas nuvens baixas que invariavelmente traziam algumas garoas ( as saudosas garoas)! Engraçado que o Narciso cativava a todos, até nós meninos queríamos ouvir suas informações. Muito bacana aprender assim ! Sobre o Roque de Rosa da CBN, eu não tive oportunidade de ouvi-lo, mas ele deve ser muito bom pelo jeito! Um grande abraço a você Paulo Lima ao Rawnier Huffmann e uma boa terça-feira a todos!


Manhã abafada em São José dos Campos. SP
Enviado por: Rawnier Huffmann em 09:29 às 23/02/2010
Como de costume nesse mês de fevereiro , mas uma manhã ensolarada e abafada em são josé dos campos. vale do paraíba. pelo menos tem chovido durante as tarde e noites. mas o calor é grande. hoje a máxima podera chegar aos 35 gráus. o previsto é 34. mas sempre sobre um pouco mais.. e no final do dia aquela torcida por chuva rs.. agora céu ensolarado. sem vento. as 08:32 temos 25 gráus no momento em São josé dos campos. SP. bom enquanto isso no sul a frente fria ja chegou . e nos aqui aguardando a tão chegada dela. ela trara um alívio nas temperaturas. onde entre quinta e domingo tera uma queda ate significativa. para muitas cidades.. antes claro.. temporais trazidos por ela.. de costume né.. são josé dos campos vale do paraíba leste paulista.. Bom. Fernando verdade eu vou conseguir espero que sim. torça muito por mim. pq meu sonho e ser um meteorologista. ja fiz duas faculdades mas parei . pq meu gosto é meteorologia mesmo. e quero muito trabalhar aqui no Inpe. rs. bom. fiquei feliz muitos aqui gostam mesmo de meteorologia.. em .rs. eu quero me aprofundar em tempestades severas,,.. eu gosto muito rs.. gosto muito das suas informações de sorocaba.. rs.. e de outros tbm.. é nosso amigo Bruno fiquei muito feliz por ele.. agora iremos ser informados por um meteorologista as informações atuais de pelotas cidade gaúcha. o frio. as tempestades de vento rs.. legal isso. espero que renasça mas algume que mae meteorologia de araçatuba para nos informar no lugar do bruno. rs. abraços a todos ao Fernando e outros mais .


Que tal um encontro??
Enviado por: Marcio Domingues em 09:26 às 23/02/2010
Bom dia amigos!! Mediante todos os relatos postados aqui no site seguindo a grande história do amigo Carlos Alberto, percebi uma grande quantidade de pessoas que dispõem dessa mesma paixão... E como isso me deixou feliz!! Eu mesmo já fui chamado muita das vezes de louco pelos meus amigos por gostar tanto de meteorologia... Como é bom saber que essa paixão não é uma coisa isolada!! Peço desculpas a vocês se estiver viajando em meus pensamentos... rs... Mais ao ler cada história dos amigos... Senti a vontade de conhecer cada um... Seria um grande momento!! Gostaria de saber se existe algum evento que é realizado sobre meteorologia?? Ah... Tem algum amigo aqui de Indaiatuba que compartilhe do mesmo gosto?? Deixo um abraço aqui ao amigo vizinho Paulo Lima, sempre com grandes informações!! Tivemos aqui em Indaiatuba uma madrugada quente e já pela manhã muito calor!! Uma ótima terça á todos os amigos!!


Bauru - SP
Enviado por: Luis Fernando Serrano em 09:27 às 23/02/2010
Tivemos 34.8C de máxima ontem, e nessa madrugada, mais precisamente aos 4 minutos, estávamos com 28.1C. Como se vê, Bauru também com muito calor. Nesse momento, 9:18hs, estamos com 29.9C. Também sou um apaixonado pela meteorologia, desde criança também já andava com um termômetro nas mãos. É um assunto demasiadamente interessante! Abraços a todos!


### A Paixao pela Meteorologia ###
Enviado por: Willen Meres em 11:05 às 23/02/2010
Estou chegando um pouco atrasado na conversa sobre como e quando começamos a gostar de meteorologia, iniciado pelo colega Carlos Alberto. Minha paixão pela Meteorologia assim como muitos colegas tombém se iniciou na infância (finalzinho dos anos 80 e começo dos anos 90). Lembro-me que um dos fatos marcantes para mim na infância foi a chuva que aconteceu em Dezembro 1988 na cidade de SP (que foi a maior registrada no Mirante de Santana em 24 horas), via os noticiários, muitas pessoas comentando sobre aquele evento e tal.. e isto aflorou mais algo que eu já admirava, olhar para o céu. No inicio dos anos 90 não tinhamos muitas informaçoes como hoje, acompanhava previsoes pelo noticiario, as vezes eu ligava pro 132 que passava a previsao do tempo por telefone na época da Telesp kkk. Na época somente em observar o tempo aprendi muita coisa. Alguns anos depois tambem comecei a ouvir o Narciso Vernizi na radio Jovem Pan, sempre com a vinheta: E Agora Narciso vernizi, o Homem do tempo. Eu achava fantastico o modo dele dar a previsao do tempo, muitas vezes explicando minuciosamente onde tal frente estava, os efeitos dela sobre as regioes e quando chegaria, desde cidades da Argentina ate a regiao Sudeste do Brasil. Sinceramente eu nao me achava muito normal por gostar de meteorologia rsrsr, ja que a grande maioria das pessoas nao se interessam pela ciencia que amamos. Hoje vejo que assim como eu sao centenas e talvez ate milhares de Brasileiros amentes desta maravilhosa ciencia. Abraços aos amigos.


Meteorologia
Enviado por: Francesco em 13:05 às 23/02/2010
Pois é, assim como o Willien, estou acompanhando a história de todos com o pontapé inicial dado pelo Carlos Alberto. Sim, claro, eu várias vezes fui chamado de "louco" por gostar de meteorologia, embora não tenha feito nenhum curso nessa área. O que mais me chamou a atenção e me levou a acompanhar essa ciência com muito mais atenção do que outras foi o fato de sempre ouvir falar de extremos climáticos que sempre ouvia todos comentarem. Por exemplo, como fiquei besta uma vez (não lembro quando) ao ver o pessoal morrendo de calor em Nova Iorque. Sim, na mesma Nova Iorque que tem neve e frio demais no inverno. Como pode isso, eu ficava me perguntando. E a neve esporádica e apenas em alguns anos no centro-sul da Itália, de onde o meu pai é? (Meu pai é de Nápoles, eu sou paulistano, a história é longa, rsrs). Tudo isso sempre me chamou a atenção, mas como nunca fui bom em matemática e física, por exemplo, mas sempre fui muito bem em ciências humanas, acabei estudando Letras (inglês e espanhol) e trabalho como tradutor atualmente, mas a paixão pela meteorologia como amador continua. Embora, conforme já mencionei, me chamem de louco quando explico por que está seco e quente, seco e úmido, frio etc. Também me chamam de louco porque detesto sol e calor, mas não sou obrigado a aceitar algo que não me faz bem (eu gosto mesmo é de frio e garoa, como ainda acontece aqui em SP). Enfim, eu gosto mesmo de acompanhar o tempo. Outra ciência que também me interessa é a astronomia. Como assim o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo no inverno e o contrário no verão? Nunca esqueço minha "nonna" contando do sol às 21h30 na Itália no verão e a escuridão às 16h30 em dezembro. Aí, tudo isso despertou o interesse. Forte abraço a todos e que o próximo inverno seja tão rigoroso quanto este verão tem sido rsrs.


Ao Carlos Alberto e aos apaixonados por meteorologia
Enviado por: cristina em 16:00 às 23/02/2010
Amigos,boa tarde! Nossa!Carlos Alberto,amigo,vc realmente mexeu com as lembranças de muiiita gente por aqui! Legal mesmo,parabéns!Bacana a citação ao Narciso Vernize,que eu tb ouvia,e o 132 da telesp que assim como o colega Wilen Meres eu tb utilizava.Gostei também da idéia do amigo Marcio domingues de nos encontrarmos,e vou ser um pouco mais "ousada" que ele e sugerir a climatempo se ela não nos proporcionaria uma visita as suas instalações,pra vermos de perto como realmente funciona uma central do tempo(pessoal da climatempo é só uma sugestãozinha,heim,não fiquem bravos rsrs).Realmente muito bom esse espaço oferecido pela Climatempo a todos nós,pois além de obtermos informações técnicas sobre tempo e temperatura,podemos tb trocar "amenidades" rsrsr. Boa tarde e um grande abraço a todos!


gosto pela Meteorologia
Enviado por: Isaque Saes Lanfredi em 17:45 às 23/02/2010
Antes tarde do que nunca! Chego atrasado para relatar a minha história, que será dita pouco mais adiante. Observei comentários de diversos participantes deste espaço, iniciada pelo Carlos Alberto sobre o gosto da meteorologia. Fenômeno semelhante àquele acontecido em 24/10/2008, quando Wellington contou sua história com o tempo. Só foi ele tocar no assunto, que apareceu uma multidão de comentários parecidos. Naquele tempo, até fiquei com vontade de escrever, mas estava muito ocupado e não deu. Observando a participação de muitos, percebo que, na verdade, realmente todos que participam deste espaço possuem interesse nesta área de estudo. Nasci em 17/05/1991. Em 1995, quando tinha 4 anos de idade, fiquei fascinado com uma tempestade que se desenvolveu no interior de São Paulo. Morava em Leme e, por motivos desconhecidos, só começei a falar com 4 anos e meio de idade. Assim, me lembro de aprender a falar algumas palavras, tais como "chefão"; "explosão" e "meteorologia". Aos 6 anos passei a morar no ABC. Fiquei impressionado de como começou a fazer frio e aparecer nuvens baixas no céu. Intuitivamente, achava que estava acontecendo uma mudança climática. Foi então quemeu pai disse que era o vento úmido que vem do mar. O grande hábito de ver as nuvens e suas características fez que eu inventasse alguns nomes para elas. Aos 12 anos, quando descobri que realmente tinham nomes, fiquei impressionado. Neste ano ganhei um computador e passei a acompanhar a previsão do tempo pelo antigo 132, além da TV. Em 2004, quando tinha 13 anos, fiquei fascinado pelos noticiários que falavam sobre o Catarina - primeiro furacão brasileiro. Em maio deste ano, inventei o "Calendário do Tempo" - informações em formatos de texto que descrevem as condições do tempo de cada dia - que funciona até hoje. Ainda neste ano passei a ter acesso à internet. Virei amigo do google, pois todas as minhas dúvidas sobre meteorologia eu tirava lá. Mais tarde, passei a fuçar no site do INPE, Climatemto, Apolo11, Metsul, Inmet, ipmet e outros tantos. De tanto fuçar, aprendi até a interpretar cartas sinóticas de 250hpa, 500hpa, 850hpa etc. No natal de 2005 ganhei uma câmera digital, com o qual tirei mais de 1000 fotos e filmagens, algumas enviadas à Climatempo. Em dezembro de 2008 comecei a registrar diariamente as chuvas pelo meu pluviômetro. Finalmente, no dia 25/11/2009 prestei a fuvest para cursar meteorologia. Passei para a segunda fase, mas não tive um resultado satisfatório das provas do início de 2010, restando apenas a oportunidade de manifestar interesses por vagas restantes, ato que farei nesta quinta. Mesmo que eu não passe neste ano, não desistirei. Começei a fazer cursinho extensivo pré-vestibular e farei de tudo para até o ano que vei eu estar na USP. Torço para que o Rawnier Ruffmann consiga alcançar seus objetivos e fico feliz pelo que aconteceu com o Bruno Maon. Agradeço a todos que participam deste forum, inriquecendo com excelentes informações científicas e ao Carlos Magno - que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente no ano retrasado. Um abraço a todos!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como comecei a gostar de meteorologia!

Queria compartilhar com os amigos, como comecei a gostar de meteorologia, e assim como todos aqui, gostamos demais de tudo relacionado a ela. Me lembro quando eu tinha 8 anos de idade, passava férias na chácara dos meus avós, e lá tinha um córrego que passava ao fundo, e eu pescava com meu avô todas as tardes. Daí o pessoal que entende de pescaria, vai compreender o que acontecia, rsrs. Era o seguinte tem um peixe chamado bagre, bem conhecido, e essa espécie de peixe é bem fácil de pescar, quando a água está barrenta e suja de lama, daí meu avô falava era bom que chovesse forte pra chuva deixar a água do córrego bem barrenta, pra pescar bastante bagre. E era dito e feito, chovia forte de tarde,e a enxurrada de terra sujava toda a água, daí que a chuva parava, a gente descia pra pescar e pegava um bagre atrás do outro, rsrs, e eu fazia festa com tanto peixe. E aí me lembro que sempre era em dezembro e janeiro, época das férias da escola, e eu comecei sempre a olhar pro céu pra ver se choveria, pra pescar, e daí chovia eu ficava contente a bessa, rsrs, coisa de criança né, daí comecei a adorar ver as nuvens se formando, aquele céu carrancudo, e chegou num ponto, que às vezes meu avô não ia , e eu descia sozinho pro brejo pescar bagre, e levava bronca depois, rsrs. E comecei a gostar muito de ver o céu, e torcia pra chover todo dia, rs. E como naquela época eu não tinha computador, comecei a acompanhar as previsões do tempo pela televisão, pra ver se choveria no dia, isso foi em 1996, e gostava de ver as previsões na Globo que eram feitas pelo meteorologista Carlos Magno, e adorava ver como ele fazia previsão, e daí meu pai me comprou um vídeo cassete e eu gravava tudo que era relacionado a meteorologia, previsões, matérias nos jornais, e tenho as fitas de gravações até hoje. Tenho até uma gravação, se eu não estiver enganado em 2001 ou 2002, no programa da Ana Maria Braga em que o jornalista Evaristo Costa que apresentava as previsões, junto com o meteorologista aqui da Climatempo, Alexandre Nascimento, de forma bem legal explicaram como eram feitas as previsões para os jornais, no fundo azul e as animações de foto de satélite, sabe bem bacana mesmo. E foi assim amigos que comecei a minha paixão por meteorologia, e esqueci de dizer que gosto muito também de natureza, curto até umas baladas de vez em quando, mas prefiro mil vezes ficar num lugar que tenha verde e mata, pra descansar e relaxar, rs.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Fevereiro de 1998: El Niño trouxe muito calor

O mês de fevereiro de 1998 também estava sobre efeitos do El Niño e apresentou temperaturas muito altas em várias regiões do Brasil. Na capital Paulista a estação do IAG registrou em fevereiro de 1998 a maior média das temperaturas mínimas desde o começo das medições em 1933, e foi de 20,0°C. Vejam dados de temperaturas mínimas e máximas da estação do Mirante de Santana entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 1998:
dia 01( 23,2°C/ 33,6°C),
dia 02( 23,3°C/ 33,4°C),
dia 03( 23,3°C/31,6°C),
dia 04( 23,2°C/34,0°C),
dia 05( 21,7°C/ 33,0°C), e no dia 08 a mínima foi de 24,1°C. O Sul também teve muito calor, em Curitiba a mínima no dia 02 de fevereiro de 1998 foi de 22,0°C, e a máxima de 33,6°C no dia 15, pode não parecer, mas para os padrões da cidade estas temperaturas são altas demais. O Rio de Janeiro teve temperaturas muito altas em fevereiro de 1998, e segundo dados do aeroporto de Jacarepaguá as temperaturas registradas entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 1998 foram:
( mín/máx)
dia 01( 26°C/37°C),
dia 02( 31°C/35°C),
dia 03( 27°C/32°C),
dia 04( 26°C/37°C),
dia 05( 27°C/37°C). E pode até parecer surreal, mas a mínima realmente nessa data do dia 02 foi de 31°C, um calor impressionante, e vejam agora dados de outro aeroporto no Rio, o Santos Dumont nesse mesmo período:
dia 01( 28°C/34°C),
dia 02( 29°C/34°C),
dia 03( 27°C/31°C),
dia 04( 26°C/34°C),
dia 05( 27°C/34°C). Ou seja foi uma sequência de dias de calor insuportável, díficil de qualquer pessoa suportar. Ainda nesse fevereiro de 98 o INMET registrou máxima de 41,7°C em Maracanã, zona norte do Rio, recorde para o mês de fevereiro na cidade. E o mês de fevereiro de 98 também foi marcado por fortes temporais na capital paulista, no dia 04 por exemplo, foram registrados 84,0mm no Mirante e no dia 05, cerca de 2mm e no dia 06 mais 33,4mm, ou seja em três dias foram 119,4mm, e o mês terminou com acumulado no Mirante de 394,2mm, bem acima da média histórica. Fontes: INMET/IAG/ Tutiempo