quarta-feira, 21 de julho de 2010

Frequência de geadas no passado




Atualmente as geadas vem ficando cada vez menos frequentes no interior do Brasil. Porém no passado remoto, era comum gear no interior do Brasil. Em Uberaba, por exemplo, houve seis dias de geada em 1892, três em 1893, uma em 1894.






2 comentários:

  1. Isto é a mais pura verdade, minha bisavó me conta histótias de quando morava na roça que por várias vezes no ano ocorria geada,ela conta principalmente da onda de frio de 1979, que a água da torneira congelou.Moro em Patrocínio, 191 km de Uberaba e outra coisa que vejo e que Uberaba está ficando cada vez mais quente.A última temperaatura negativa foi em 1994, com -1°C em Junho e -0.3°C em Julho e em 2000 a temperatura chegou a 0° C. Esse ano em Patrocínio teve ocorrência de geadas na zona rural, se não me engano 4( 2 em Maio e 2 em Junho), Julho por enquanto e o mais quente da história aqui, com as médias de mínimas e máximas 3 C° acima da média.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, atualmente a geadas vem ficando cada vez mais escassas, comparada com a época dos nossos bisavôs. E muito legal suas observações de temperaturas e geadas nas últimas décadas aí em Patrocínio. Abraços!!

    ResponderExcluir