domingo, 8 de agosto de 2010

Brasília sem chuva desde o dia 28 de maio











A última registrada em Brasília como se pode ver no gráfico ao lado foi em 27 de maio, porém a chuva mais significativa havia ocorrido no dia anterior, 26. A rigor, a seca é normal para essa época do ano no interior do Brasil, e infelizmente a previsão para os próximos 15 dias não é nada animadora. Segundo prognósticos não há previsão de chuva por esse período, E em Bom Jesus da Lapa, Bahia, a última chuva caiu no dia 12 de maio. E diante de tanta seca, os focos de queimadas se alastram numa proporção incontrolável, apenas nas últimas 24 horas os satélites do Cptec/Inpe detectaram 7.300 focos de queimadas em todo o Brasil, e o estado com maior número é o Mato Grosso com 1532. E ao lado da tabela de focos, vejam o mapa com os pontos de de tonalidade mais escura é onde estão a maior concentração de focos.

Fonte: Cptec/ INPE/ INMET.

2 comentários:

  1. Enquanto isso em Moscou a fumaça está deixando o ar irrespirável, em alguns dias foi tão densa que o sol mal conseguiu brilhar o que amenizou as máximas para 35ºC (se estivesse sol chegaria a 40ºC, Moscou já quebrou o recorde de calor de todos os tempos várias vezes este ano, assim como centenas de cidades russas).

    ResponderExcluir
  2. Realmente Moscou está " mergulhada" numa cortina de fumaça e poluição que juntando com esse calor recorde vem causando até vítimas. Muito bem lembrado. Abraços!

    ResponderExcluir