terça-feira, 3 de agosto de 2010

Resumo climatológico agosto 2009 Região Sudeste



Em agosto de 2009, a precipitação esteve acima da média em São Paulo, sul, oeste e
noroeste de Minas Gerais e no litoral do Espírito Santo enquanto que no Rio de Janeiro(exceto no sul) os valores de chuva ficaram abaixo da média. De maneira geral, nas demais áreas da Região Sudeste os valores ficaram próximos à normalidade. Em São Carlos (SP)ocorreu o maior acumulado mensal da região: 159,9mm, mais que o quíntuplo da média climatológica (30,9mm). Situação semelhante ocorreu em São Simão (SP) onde também choveu cerca de cinco vezes mais que o esperado para o mês (total mensal: 141,3 mm; normal climatológica: 28,2mm). Em Minas Gerais, os maiores acumulados mensais registrados foram nas cidades de São Lourenço (76,0 mm) e Araxá (69,5 mm) representando, em ambos os casos, desvios positivos de mais de 200% em relação à média. Por outro lado, registros abaixo da média ocorreram em grande parte do estado do Rio de Janeiro, merecendo destaque o acumulado mensal de apenas 3,2 mm de chuva em Cordeiro (região serrana). Além disso, não houve registro de precipitação em quatro das estações convencionais localizadas em Minas Gerais, a saber: Espinosa, Janaúba, Mocambinho e Monte Azul.Em agosto, cinco frentes frias influenciaram as condições de tempo no sudeste do país. Esses sistemas chegaram à região nos dias 03/08, 07/08, 11/08, 18/08 e 24/08, sendo que os dois últimos foram os mais significativos e por isso estão comentados mais detalhadamente a seguir.


A quarta frente fria, que atuou entre os dias 18/08 e 21/08, esteve relacionada à formação de fortes áreas de instabilidade especialmente sobre São Paulo, favorecendo neste intervalo de tempo a ocorrência das máximas precipitações em 24 horas no estado, podendo se destacar os registros do dia 20/08 em: Presidente Prudente/SP (74,0 mm), São Carlos/SP (65,0 mm) e São Simão/SP (51,0 mm). Nessa ocasião, também ocorreram alguns eventos extremos associados a chuvas localmente fortes acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo. Na capital São Paulo, por exemplo, rajadas de vento intensas ocasionaram a queda de uma árvore na madrugada do dia 19/08, o que provocou a morte de uma pessoa.


Além disso, a passagem desse sistema representou para muitos municípios de Minas Gerais a volta das chuvas após um período de estiagem que durou, em média, cerca de dois meses. Enquanto essa frente fria deslocava-se em direção à Região Nordeste (sul da Bahia), uma quinta frente fria aproximava-se do estado de São Paulo. Essa frente fria também ocasionou fenômenos de tempo significativos na região durante sua passagem, tal qual o caso anterior. A grande relevância desses dois sistemas frontais, porém, foi a organização de uma extensa banda de nebulosidade caracterizada desde o sudeste até o Amazonas (figuras 2 e 3),
o que mudou perceptivelmente o típico cenário de inverno seco nos estados da porção central do país.
Nesse mês duas massas de ar frio mais intensas ocasionaram declínios de
temperatura significativos em parte da Região Sudeste do Brasil. A primeira delas, que chegou à região no dia 11/08, provocou queda acentuada na temperatura do ar especialmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Em Rancharia (SP), foi registrada uma temperatura mínima de 3,4°C no dia 11/08, o que equivale a um declínio de 7,3°C em relação ao dia anterior (10,7°C em 10/08). Além disso entre os dias 12/08 e 15/08 ocorreu geada em Campos do Jordão (SP) e, no dia 14/08, em Lambari (MG) e Maria da Fé (MG). A segunda massa de ar frio chegou à região no dia 21/08, mas seus efeitos foram sentidos com mais intensidade no dia seguinte. Em Monte Verde (MG), houve uma queda brusca na temperatura entre as madrugadas dos dias 21/08 e 22/08 quando os termômetros passaram de 10,2°C (dia 21/08)para 2,9°C (dia 22/08). Destaque ainda para as ocorrências de geada em Araxá (MG) e Campos do Jordão (SP) ao amanhecer do dia 22/08.
A temperatura média compensada variou entre 12,5ºC em Campos do Jordão (SP) e
24,4ºC em Espinosa e Janaúba (MG). A média das temperaturas mínimas do ar esteve
compreendida entre 7,5ºC em Campos do Jordão (SP) e 20,1ºC em Vitória (ES). A média das temperaturas máximas do ar esteve compreendida entre 18,7ºC em Campos do Jordão (SP) e 32,4ºC em Mocambinho (MG).

Fonte: INMET

Nenhum comentário:

Postar um comentário