quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sobre a neve em julho de 2000 no Sul

No dia 12 de julho de 2000, caiu a maior quantidade de neve em cm na região Sul,sendo que no distrito de Horizonte, em Palmas, sul do Paraná, acumulou 10cm. Este valor foi a maior quantidade registrada nos estados do Sul, em julho de 2000. Em Urupema/SC nesse mesmo dia o acúmulo foi de 7cm, e o mesmo valor foi registrado em São José dos Ausentes.Em São Joaquim cerca de 5cm. Apesar de não ter sido considerada uma nevasca, chamou a atenção a permanência da neve sobre o solo até o seu derretimento.
Nesse distrito de Palmas, e em áreas serranas de SC e do RS por exemplo, a neve permaneceu por 24 horas, devido as baíxissimas temperaturas sobre a região. E nesse julho de 2000 nevou 5 vezes em São Joaquim( a maior quantidade de dias na região durante o período), e depois nevou uma vez em agosto e setembro, totalizando 7 episódios no ano de 2000. Em seguida, vem Bom Jesus/RS que registrou 4 dias com neve em julho de 2000. Porém em 28 de junho de 1996, nevou forte em Urubici, acumulando 21cm em 7 horas de precipitação, ou seja bem mais intensa dos que os ocorridos em julho de 2000.
E segundo dados do Epagri-Ciram em São Joaquim nevou em 36 dias de 1999 até hoje, que é o recorde de a cidade que mais nevou no Brasil nesta década, seguida após por Urupema que tem 19 dias no período. E desse total em 10 dias de neve foi no mês de agosto em São Joaquim.E ainda segundo o Epagri, no dia 12 de julho de 2000 nevou nas cidades catarinenses de : Campos Novos, Chapecó, Curitibanos, Lages, Matos Costa, Ponte Serrada, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

Fonte: INMET/EPAGRI.

Um comentário:

  1. nasci nesse dia em Chapecó ,tem até foto.E sempre mais sempre fez frio e choveu no meu aniversario '-'.

    ResponderExcluir