quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Curitiba tem máxima de apenas 6,8 graus!!. E cidades que registraram neve no Sul..



























A capital paranaense teve hoje a menor temperatura máxima, não apenas desse 2010, mas de muitos anos. Segundo o INMET a máxima durante todo o dia de hoje foi de apenas 6,8 graus, e a mínima ficou em 5,1 graus. E segundo o Simepar a temperatura máxima em Pinhais foi de 6,6 graus, e outras temperaturas máximas de hoje segundo este instituto foram :

Curitiba 8,0ºC
Lapa 7,1ºC
Ponta Grossa 7,9ºC
Guaratuba 10,8ºC
Foz do Iguaçu 9,3ºC

E segundo dados da estação automática do INMET, a máxima de hoje em Urubici no alto da serra catarinense foi de impressionantes de -0,9ºC, e a mínima de -5,0ºC( menor do país hoje). Em São Joaquim, a máxima de hoje foi de 1,3 graus, e a mínima de -3,6ºC. E nevou desde a madrugada até agora à tarde em vários pontos da serra catarinense e planalto do RS, incluindo o noroeste do estado, área com pouca ocorrência do fenômeno .

Houve registro de neve em SC nas cidades de:
São Joaquim( nevou por várias horas)
Urubici ( quase 50cm no morro da Igreja - recorde absoluto desde 1996)
Urupema( acúmulo de 30cm- considerada forte intensidade)
Anita Garibaldi
Bom Jardim da Serra
Orleans
Urussanga
Ponte Alta
Santa Cecília
São Miguel do Oeste
Lauro Muller
Fraiburgo
Monte Carlo
Lages
Timbé do Sul
Curitibanos
Lebon Régis
Grão-Pará
Bom Retiro
Rancho Queimado
Otacílio Costa
Pouso Redondo


No RS, foi registrada neve nas cidades de:

Boa Vista do Buricá
Bom Jesus
Cambará do Sul
Caxias do Sul
Três de Maio
Crissiumal
Tiradentes
Gramado( neve fraca-moderada até forte em parte da cidade por 20min às 5h15min da madrugada dia 04)
Lagoa Vermelha( nevou com forte intensidade na tarde dia 04)
Vacaria
Horizontina( noroeste do estado)
Três de Maio( noroeste do estado)
Monte Alegre dos Campos
Tiradentes do Sul
São Francisco de Paula( ontem dia 03)
Cambará do Sul( ontem dia 03)
Canela( ontem dia 03).
Ipê
Jaquirana
Três Passos
Veranópolis
Campestre da Serra
São José dos Ausentes
Acima foto da neve em estradas de São Joaquim e Urubici
no dia de hoje.


Fontes: Epagri/Simepar/ INMET.

4 comentários:

  1. É importante lembrar (já que sites e institutos quase smpre omitem esta informação) que a estação de Urubici fica na verdade no cume do Morro da Igreja e não reflete as condições registradas na área urbana da cidade, que devem ser bem parecidas com São Joaquim, sobre a neve em Gramado não nevou forte, foi uma neve fraquíssima que acumulou somente em parte da vegetação e nos carros, se for derreter esta "neve" não dá nem 0,5 mm de chuva. Na serra catarinense a neve foi mais expressiva, mesmo assim bem aquém dos eventos não muito antigos de 1990 e 1988 por exemplo, isto para não citar as nevascas dos anos 50 e 60 que aí vira humilhação. No alto da serra catarinense (Morro da Igreja) a última neve com intensidade semelhante a atual foi em 2002. Enfim, esta nevada não tem muita relavância histórica considerando os últimos 50 anos e nenhuma para os últimos 100, e ficou em evidência mais por causa da falta de neve intensa nos útimos 10 anos, a maior escassez de neve desde o início das observações meteorológicas regulares. Mesmo assim é muito melhor que este projeto de ar frio em parte sudeste, e no interior da região está sol e calor mesmo, o frio vai para o sul, centro-oeste, até parte do norte (julho), mas o sudeste novamente dá um jeito de ficar fora.

    ResponderExcluir
  2. Lhe agradeço pelas observações, aliás muito bem colocadas, só sobre a neve em Gramado que faço uma ressalva, tive agora à pouco conversando com pessoa que mora lá por telefone, e no bairro Planalto a neve caiu de forma considerável por 20 min às 5h15min da madrugada onde até às 8h30min da manhã ainda havia acumulação de neve no local,pode ser que em outros pontos da cidade tenha nevado bem fraco, a exemplo de uma chuva que sempre varia muito de intensidade de um local para o outro.

    ResponderExcluir
  3. Sem problema, minha observação foi baseada nas fotos disponibilizadas de Gramado, mas também há de se levar em conta que num lugar onde o intervalo entre uma nevada e outra pode passar de 5 anos (e muitas vezes o que cai nem mancha a vegetação) não precise de muito para uma nevada ser considerada forte pela população. Sobre o Inmet, considero um dos maiores retratos do desleixo com os usuários o problema com a altitude das estações acima de 1000 metros (aparece 999.99) que já dura anos e nunca é corrigido na página das automáticas, e também não entendo porque a estação Pico do Couto não se chama Petrópolis já que a estação Morro da Igreja se chama Urubici.

    ResponderExcluir
  4. Novamente te agradeço, e realmente uma boa pergunta ao INMET, que realmente deixa muito a desejar até na escolha dos nomes das estações. Abraços.

    ResponderExcluir