Em 20 de julho de 1957, a cidade de São Joaquim teve uma das maiores nevascas registradas no Brasil. Chegou a acumular um metro e trinta centímetros de espessura sobre o solo, e vejam esse trecho sobre o evento naquele dia.
" O amanhecer gelado e escuro do dia 20 de julho de 1957 anunciava a maior neve da história do Brasil. Eram 11 horas quando caíram os primeiros flocos em São Joaquim – em segundos – a neve era intensa. O espetáculo se estendeu sem parar até às 17:30 horas. Em alguns lugares, no interior do município, o acumulado chegou a um metro e trinta. Levou quatro dias para a neve derreter completamente
A cidade ficou isolada por dias. O alimento se esgotou e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) lançavam fardos com alimentos em um campo de futebol próximo da cidade. A água para o consumo e a preparação de alimentos era da própria neve coletada e derretida. Casas frágeis não agüentaram o peso da neve no telhado e desabaram. Foram dezenas de desabrigados
No dia 21 o que era beleza virou preocupação. Galhos de pinheiros desabavam a todo momento fazendo um barulho estrondoso que vinha da mata. No centro de São Joaquim os habitantes começavam a perceber que estavam isolados com mais de um metro de neve acumulado por toda parte. Não podiam se deslocar para qualquer lugar ".
Fonte:
http://saojoaquimonline.com.br/miltonbarao/?p=6040 .
Eu só não consigo entender como caiu 1,3m de neve em apenas 6 horas e meia, uma taxa de 20 cm/h, valor inimaginável até nos locais mais frios do mundo (7 ou 8 cm/h já é considerado um valor extremo). Para mim faz mais sentido essa neve ter caído em um período de 2 ou 3 dias, com as precipitações mais intensas no dia 20.
ResponderExcluir