segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mirante tem menor temperatura de 2010

A madrugada e o começo da manhã dessa segunda feira registrou na estação do Mirante de Santana, a menor temperatura desse ano de 2010, onde a estação automática registrou 8,7°C, e daqui à pouco, por volta das 10hs da manhã sai a medida da estação convencional, e o dado da estação convencional acabou de ser divulgado e foi também de exatos 8,7°C, o mesmo da automática, e a primeira temperatura de um dígito registrado no local nesse ano. Mas de qualquer forma, esse valor ainda não supera a mínima do ano passado que foi de 7,7°C no dia 04
de junho. E em outros pontos da capital paulista registraram temperaturas bem mais baixas. E segundo dados dos aeroportos as mínimas foram:

8°C em Congonhas
6°C em Campo de Marte
5°C em Cumbica( Guarulhos)


Na estação do IAG, na zona sul de SP registrou mínima de 5,2°C, e o CGE registrou 4,3°C em Parelheiros, extremo sul da cidade, e na região metropolitana de São Paulo, houveram mínimas ainda mais baixas, e segundo dados do Ciiagro, a temperatura mínima em Juquitiba foi de apenas 2,4°C. E no estado de São Paulo houveram vários recordes de frio e alguns desses registrados pelo Ciiagro são:

Campos do Jordão -2,4°C
São Lourenço da Serra 0,9°C
Tapiraí 0°C
Itapetininga 0,1°C
São Roque 1°C
Itararé 0,3°C
Palmital 2,2°C
São Pedro do Turvo 3,8°C
.Até no litoral esfriou muito, como em Ubatuba registrou 9°C( Ciiagro), e na base aérea de Santos 8°C.
E em munícipios de MG registraram até temperaturas negativas, como em:

Monte Verde -1,2°C
Maria da Fé 0,9°C
Caldas 1,3°C
Florestal 3,9°C
Passa Quatro 3,4°C

Fonte: estações automáticas INMET.

Em Campos do Jordão a automática do INMET registrou -0,2°C. No Paraná e Santa Catarina também registrou temperaturas muito baixas e registaram mínima de:

-0,2°C em Curitibanos/SC( INMET)
0,3°C em Caçador/SC( INMET)
0,6°C em Major Vieira/SC( INMET)
0,2°C em Rio Negrinho/SC ( INMET)
0°C em Guarapuava( Simepar)
1,5°C em Fernandes Pinheiro/PR ( Simepar)
1,6°C em Joaquim Tavóra/PR (INMET)
0,7°C General Carneiro ( INMET).


OBSERVAÇÃO: As temperaturas mínimas nas automáticas
do INMET que eu citei, estão com dados da tabela temperatura mín, pois lá consta temperatura Inst, Máx e Mín observadas no período de uma hora, e obviamente é sempre necessário observar a mín registrada nesse período, e não apenas a Institucional .

3 comentários:

  1. Cada ano que passa o inverno fica pior, impressionamente ver gente chamando isso de onda de frio forte, desde quando 8,7 de mínima em SP é frio forte, antingamente quase todo ano baixava de 5 graus na área urbana, agora estamos no décimo ano sem que isto ocorra e, para piorar, já está virando tradição friozinho em junho, com massas de ar polar fracas avançando sem bloqueio, e quando chega o frio mais forte fica tudo retido no sul, este ano é praticamente unanimidade que o inverno será quente no sudeste e se bobear a mínima do ano fica nestes frustrantes 8,7 mesmo (ou 8 no Congonhas), não duvido muito que lá por 2050 as mínimas do ano não baixem mais dos 10 graus, triste fim. E não é culpa só da urbanização pois em 94 ou até 75, 79 estes locais não eram nada ermos, é o frio que cada vez se afasta como se o clima tropical avançasse cada vez mais para o sul, basta ver que Porto Alegre ainda teve bons invernos recentemente. Parelheiros até pode fazer 4 gruas, mas lá também nos bons tempos não devia ser raro ficar abaixo de zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clima tropical abancar é muito bom seu animal, a biodiversidade em climas mais quentes é maior. 2021 fez 4,7 graus em sao paulo so falta vc me falar q n faz frioo

      Excluir
  2. E o Mirante do Santana ainda num local bem ventilado e relativamente alto, no meio das piores ilhas de calor da cidade já praticamene não baixa de 10ºC nem na noite mais fria do ano.

    ResponderExcluir