domingo, 25 de julho de 2010

6 graus negativos em Itatiaia em junho de 1858/1859

Vejam essa descrição de uma carta do império:


Clima.

O Império do Brasil goza de dois climas distintos, na zona tórrida é quente e úmido durante a estação chuvosa, de clima temperado e seco para além desses limites.

No interior das províncias do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, é seco a partir da ausência de chuvas em alguns anos, de forma a apresentar uma diferença psychrometrical de 10 ° centígrados.

Entretanto, em muitas localidades da zona tórrida, o clima é muito leve e modificado pelas florestas, pela elevação da terra, e os ventos dominantes.

Nas localidades onde predomina o maior calor, o termómetro, como regra geral, não se eleva acima de 36 ° centígrados, e naqueles onde o frio se faz sentir graatest é uma exceção à regra geral quando se vai abaixo dos 3 º, 2 , caso ocorra, por exemplo, na serra do Itatiaia, onde em junho de 1858 e 1859 o termômetro marcou 6 ° centígrados abaixo de zero, não a máxima diária superior a 13 graus. Há neve cai com frequência e os pequenos lagos são cobertas com uma camada de gelo de dois centímetros de espessura.

2 comentários:

  1. Bom dia Carlos. Coloquei alguns comentários para você nos últimos tópicos. Abraços. Thiago.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Thiago, li seus comentários e te agradeço, inclusive sobre o frio em 1819, muito bacana esta informação. Infelizmente hoje, estou com uma gripe tão forte, rs, que não postarei muito, mas quando eu tiver melhor, aí volto. Abraços!!

    ResponderExcluir