Vejam essa descrição de uma carta do império:
Clima.
O Império do Brasil goza de dois climas distintos, na zona tórrida é quente e úmido durante a estação chuvosa, de clima temperado e seco para além desses limites.
No interior das províncias do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, é seco a partir da ausência de chuvas em alguns anos, de forma a apresentar uma diferença psychrometrical de 10 ° centígrados.
Entretanto, em muitas localidades da zona tórrida, o clima é muito leve e modificado pelas florestas, pela elevação da terra, e os ventos dominantes.
Nas localidades onde predomina o maior calor, o termómetro, como regra geral, não se eleva acima de 36 ° centígrados, e naqueles onde o frio se faz sentir graatest é uma exceção à regra geral quando se vai abaixo dos 3 º, 2 , caso ocorra, por exemplo, na serra do Itatiaia, onde em junho de 1858 e 1859 o termômetro marcou 6 ° centígrados abaixo de zero, não a máxima diária superior a 13 graus. Há neve cai com frequência e os pequenos lagos são cobertas com uma camada de gelo de dois centímetros de espessura.
Bom dia Carlos. Coloquei alguns comentários para você nos últimos tópicos. Abraços. Thiago.
ResponderExcluirBom dia Thiago, li seus comentários e te agradeço, inclusive sobre o frio em 1819, muito bacana esta informação. Infelizmente hoje, estou com uma gripe tão forte, rs, que não postarei muito, mas quando eu tiver melhor, aí volto. Abraços!!
ResponderExcluir