sexta-feira, 16 de julho de 2010

29 de junho de 1996: Dia gelado

O dia 29 de junho de 1996 foi um dia muito gelado no centro sul do Brasil, e até no sul da Amazônia. As temperaturas mínimas foram baixas, porém o que mais chamou a atenção foram as temperaturas máximas registradas nesse dia em algumas cidades. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a temperatura máxima no aeroporto Leite Lopes foi de apenas 10 graus, um valor tão baixo que até o momento nunca encontrei valores semelhantes a este por aqui. Vejam agora as temperaturas máximas registradas nesse dia em alguns aeroportos do interior paulista:

Bauru 11,0ºC
Presidente Prudente 14,4ºC
Campinas 14ºC

Em Ribeirão Preto, o dia chuvoso contribuiu para esse valor de máxima extremamente baixo. De acordo com o Ciiagro a máxima nesse dia em Campos do Jordão foi de 6 graus, em Auriflama 8,0ºC, e Araçatuba 10ºC. E até áreas de Goiás e triângulo mineiro tiveram uma tarde muito gelada, a ponto do aeroporto de Anapolis registrar temperatura máxima de 10 graus, e em Uberaba de 15 graus. Em Ponta Porã, no sul de MS, a máxima no aeroporto foi de 10,4ºC, e a mínima de 1,3ºC. No Sul, o aeroporto Afonso Pena em Curitiba registrou máxima de 9,6 graus. E o frio impressionou ainda mais no norte do País, onde nesse dia as máximas nos aeroportos da região foram de:

15,0ºC Tarauaca/AC
16,6ºC Rio Branco/AC
19,0ºC Porto Velho/RO

E até no norte de MT, esfriou bastante com máxima de apenas 20 graus em Alta Floresta. De acordo com o INMET em Caceres/MT foi registrado nesse dia a menor temperatura desde o começo das medições no local, com -1,0ºC. E foi nesse dia também que extraoficialmente foi registrada a menor temperatura em solo brasileiro numa estação meteorológica da Aeronáutica, no morro da Igreja( 1828 metros de altitude), em Urubici/SC, onde registraram -17,8ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário