terça-feira, 27 de julho de 2010

Temperaturas no Rio no passado


Sobre a temperatura no Rio, vejam que a mínima absoluta entre meados de 1880 até 1893 foi de 10,2 graus, ou seja, os invernos não apresentaram temperaturas excepcionalmente baixas no Rio, e a máxima no período foi de 37,5 graus. E os dados que eram colhidos pelo observatório, eram de grande credibilidade, pois faziam minuciosamente as medições, e eram conhecidos pelo capricho em detalhes técnicos.


2 comentários:

  1. Pena que hoje o cuidado e qualidade são em alguns casos inferiores a 100 anos atrás... só neste país mesmo. Estes dados estão em total acordo com o que tenho observaado nestes últimos anos morando perto do mar, a temperatura raramente sobe ou desce muito, pessoalmente o maior valor absoluto que vi próximo ao litoral da zona sul onde estou morando foi 37 e o menor 13 nesta década passada, neste ano até agora não passou de 35 nem desceu de 16.

    ResponderExcluir
  2. É preciso estar atento que essa temperatura mínima de 10.2 muito provavelmente deve ter ocorrido em algum lugar do centro, se nesa mesma data tivesse sido medido a temperatura no Alto da Boa vista ou mesmo na Zona Oeste da cidade, o registro teria sido bem mais baixo, semelhante aos 4.8 dos Campos dos Afonsos em 1926.
    grande abraço Paulo

    ResponderExcluir