domingo, 18 de julho de 2010

Junho de 1896: Fortíssimos temporais no estado de SP


Observem que nesse junho de 1896, ocorreram tempestades severas de granizo no estado, com muito granizo, e surpreendeu até a seção de meteorologia na época por ser num mês de junho.

2 comentários:

  1. Nos últimos dias cairam grandes quantidades de chuva em algumas regiões do Rio de Janeiro, no Itanhangá nos dias 16 e 17 de julho até choveu mais do que nas chuvas entre os dias 5 e 6 de abril, e no Alto da Boa Vista choveu quase tanto, por sorte como não chovia a mais de 15 dias nestas áreas os deslizamentos não foram tantos porque grande parte da água escoou ou molhou o solo antes de encharcar. São muito interessante os registros antigos colocados aqui nos últimos dias, o sobre o dia mais frio já registrado em São Paulo está espetacular, me surpreendeu como a temperatura variou naquele dia, não esperava uma máxima tão alta pois pensava que tinha ocorrido durante um ar polar fortíssimo e a máxima também fosse baixa, mas o dado mostra que o ar estava é incrivelmente seco, e outros registros pelo estado comprovam que a madrugada foi realmente gélida. Apenas faço uma ressalva sobre os dados publicados nos últimos dias: alerto que os recordes de muitas capitais estão errados, a maior parte dos erros no nordeste, confio que sejam dados oficiais como você escreveu, mas com certeza vieram de erro de digitação ou leitura, 14ºC em novembro no Recife é inconcebível, e neste dia o aeroporto teve 25ºC de mínima, também certamente estão errados os dados de diversas outras capitais como Natal, Maceió e tantas outras, apenas os recordes do Sul, Sudeste e Centro Oeste estão coerentes, mas o recorde de Cuiabá em 1998 está mesmo errado e o de 49 deve ser o certo. Também não confio no novo recorde nacional da estação no Piauí, onde os registros daquele ano destoam de todo o resto do estado e dos próprios registros de anos seguintes na mesma estação, havia alguma fonte de calor perto do abrigo ou estava quebrado.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito sua observação, e concordo plenamente com seu ponto de vista, pois os recordes do Norte e Nordeste possuem muitas distorções, e eu retirei estes dados do próprio INMET, e também fico indignado com essa situação, devido à isso retirei no momento os recordes das capitais do Norte e Nordeste. Abraços!!

    ResponderExcluir