sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Corumbá tem umidade menor que de deserto nessa tarde

A secura do ar em boa parte do país vem atingindo níveis fora de qualquer normalidade, ou seja às 15 hs Corumbá registra apenas 6% de umidade, é um valor tão crítico que é como se não existisse nada de água na atmosfera.
Este valor corresponde ao menor nível de umidade registrado este ano no país. E a seca este ano está muito severa, e não chover nessa época é até normal ,mas o problema é que parou de chover bem antes do normal, da segunda quinzena de fevereiro em diante houve vários veranicos, onde no período até março as temperaturas atingiam com facilidade valores acima dos 35 graus no interior do Brasil, aí com as chuvas irregulares o outono já começou com grande déficit hídrico no solo, o que deixou a vegetação muito seca, aí no outono época que já chove bem menos, a pluviosidade ficou abaixo da média, e no inverno a chuva parou de vez, ou seja até chover pouco no inverno é comum, o que não é normal é a chuva ter parado bem antes da hora, e a consequência agora no auge da estiagem é a pior possível, pois com tanto tempo sem chuva a atmosfera não tem umidade praticamente.
E daí vemos esta desastrosa média de 10 a 12 mil focos de queimadas por dia no país, umidade descendo a níveis comparados ou pior que do deserto do Saara ou do Atacama no Chile, poluição extrema pois sem chuva e vento, e com tanta fumaça no ar a atmosfera está suja, resumindo o país literalmente vem vivendo dias "infernais", e o pior é que nas duas próximas semanas nada de melhoras nesse quadro por enquanto. E outra coisa que eu vi na televisão, e eu fiquei de certa forma revoltado, é que 80% das queimadas são de origem criminosa, ou seja propositais causadas por pessoas sem escrúpulos que não estão nem aí com a vida dos outros, no centro norte do país, estão se aproveitando da situação para desvastarem as matas para criarem pastagens e novas áreas de cultivo agrícola, e essas pessoas no mínimo teriam que apodrecer na cadeia, pois só pensam no lucro, assim como os políticos pura demagogia, e nada de prático, e é uma verdadeira vergonha estas queimadas que estão ocorrendo, pois além da fumaça tóxica de monóxido e dióxido de carbono que respiramos, as matas estão sendo dizimadas e milhares de animais sendo mortos nesses incêndios, é uma realidade pra lá de cruel que estamos vivendo.

2 comentários:

  1. A menor umidade que vi no Brasil foi abaixo de 4% no Morro da Igreja em 2008 (estação Urubici INMET), depois de algumas horas entre 4% e 9% o sensor parou de enviar dado de umidade pois estava abaixo do que a estação poderia registrar, quando o jato de altitude alcança os cumes traz um ar extremamente seco da alta troposfera. Por outro lado, o mesmo local pode registrar umidade máxima por dias também.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado e realmente as correntes de jato em médios níveis, trazem um ar extremamente seco para regiões altas, dependendo da sua posição e origem, abraços!!

    ResponderExcluir