terça-feira, 24 de agosto de 2010

Teria nevado na capital paulista em 25 de junho de 1918 ?




Segundo a secretária da agricultura e o Observatório de São Paulo sim, pois confirmam que nevou nesse dia, conforme os trechos ao lado, embora os meteorologistas atualmente descartam essa hipótese, e dizem que foi apenas sublimação de nevoeiro.






4 comentários:

  1. Está é uma polêmica antiga, mas estou mais inclinado a acreditar que foi sublimação de neveoiro. Assim como alguns relatos de neve no interior de São Paulo (fora nevadas comprovadas como Apiaí e Campos do Jordão) podem ser de granizo pequeno que por vezes ocorre numa massa de ar frio e se parece com neve granular, ou mesmo nevoeiro congelado que, quando denso, pode dar a impressão de que nevou mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É você tem razão, é bem polêmico este episódio, porém granizo foi completamente descartado tanto pelo observatório, quanto pelo meteorologistas atuais,a hipótese mais provável é que possa ser chuva congelante e confundiram com neve mesmo, quem sabe né, rs. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Neste caso concordo que não deve ter sido granizo, me referia a alguns episódios no interior do estado de São Paulo que já foram relatados como neve.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe me contou, me lembro ainda na mesma noite, que quando trabalhava à noite numa fábrica da Philco no Tatuapé, em São Paulo, em 1975 ou 1976, não estou certo, numa noite de inverno realmente muito fria, começou a cair neve sobre o estacionamento e arredores da fábrica. Funcionários ficaram entusiasmados e até fizeram um boneco de neve. Perguntei a minha mãe se não poderia ter sido granizo e ela foi precisa: "Não, eu sei como é granizo. Aquilo era neve mesmo, macia, em flocos." Será possível uma precipitação ter chegado ao solo de São Paulo naquela noite, em alguns poucos lugares, em forma de neve, ainda não derretida e, em outros lugares como uma chuva fria? Talvez por ter ocorrido numa área muito limitada e com poucas testemunhas, essa ocorrência não tenha sido registrada oficialmente como uma queda de neve em São Paulo.

    ResponderExcluir