domingo, 29 de agosto de 2010

Normais Climatológicas entre 1909/1910 até 1930




Vejam as temperaturas médias e absolutas nas capitais no período entre 1909/1910, quando o INMET iniciou as medições até 1930, e só em Porto Alegre que há uma ressalva pois começaram nessa tabela os dados a partir de 1920, e por isso não captaram a mínima de 4 graus negativos em 1918, e lamentável que deixaram a capital Vitória com dados ausentes nas absolutas, e que desconsideraram também os 4,8 graus no Campo dos Afonsos em 1926 nas normais desse período.

4 comentários:

  1. Eu até procurei mas não encontrei dados do Inmet para a onda de frio de 2000 em Florianópolis, no site do Inmet não existem dados deste ano para a cidade. O aeroporto teve 1ºC.

    ResponderExcluir
  2. Vou pesquisar, e em breve te dou um retorno, ok!. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Depois o pessoal vem falar em aquecimento global,várias capitais registravam mais de 30 graus a 100anos atrás conforme a tabela mostra,hoje se faz 34 graus em são Paulo,já falam em fim do mundo,talvez tenha aumentado até a frequência das altas temperaturas,mas que elas sempre existiram a muito tempo isso sim existem,pena não haver dados de Campo Grande,atual MS,pois antes a capital era Cuiabá.Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. num,rarissimo documento encontrado sobre a cidade de Campo Grande,um engenheiro Dr Temistocles,que prestava serviço ao exercito brasileiro de topografia e caracteristicas de regiões,veio a campo grande entre os anos de 1909 e 1910,afim de estudos para implantação da estrada de ferro e dentre as sua várias anotações do clima,fez a seguinte observação:o clima do vilarejo ou povoado é tipico temperado das regiões torridas,sem influencia dos mares,sem quedas abruptas na temperatura senod que a menor temperatura neste ano deu-se no M~es de maio e foi de 4 graus e a máxima temperatura foi de 29 graus no mês de dezembro,há constantemente uma brisa de leste que ameniza as horas mais quentes do dia. interessante esta máxima de 29 graus entre 1909 e 1910,mesmo que o observador não seja um meteorologista especializado,já que hoje em dia é muito comum passar de 29 graus ou chegar 29 graus até mesmo alguns dias de inverno,já a minima de 4 graus está no padrão de frio que costuma fazer.ABC!

    ResponderExcluir