quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cuiabá ontem teve a maior temperatura do ano e Belo Horizonte completa hoje 98 dias sem chuva


Segundo dados do INMET, ontem a temperatura máxima em Cuiabá, foi de 39,1 graus, superando os 38,4 graus do dia anterior. E a capital paulista registrou ontem também a tarde mais quente, mas do inverno, com 31,7 graus,e também a menor umidade relativa do ar no ano com apenas 13% na estação automática do Mirante de Santana. E ontem em São Simão/GO a umidade chegou a apenas 9%, e Votuporanga e Valparaíso, no noroeste e oeste paulista registraram 10%, e hoje exatamente às 13hs temos umidade de apenas 8% em Presidente Prudente, nível considerado como situação de emergência. No aeroporto de Brasília onde no dia anterior havia registrado apenas 7% de umidade, ontem teve uma discreta melhora, mesmo assim ainda em estado de emergência com apenas 11% de umidade.

Em Belo Horizonte completa-se hoje 98 dias sem uma gota de chuva, e Brasília cerca de 93 dias, e infelizmente o número vai passar de 100 dias, tendo em vista que não choverá nas próximas duas semanas nessas regiões. E todos devem estar se perguntando quando volta a chover, pois é não sou meteorologista, mas segundo analíse e projeção dos modelos de previsão a notícia não é nada boa, pois pelo menos na primeira quinzena de setembro não choverá ainda em boa parte do Sudeste e Centro Oeste do Brasil, e as únicas regiões que vão ter melhora é os estados do Acre, Rondônia e sudoeste do Amazonas onde deverá voltar à chover regularmente nas próximas semanas, e no decorrer da segunda quinzena de setembro aí há uma tendência que volte talvez a chover na faixa centro sul das regiões .

E existe ainda uma alta chance de algumas regiões do centro do país não registrarem nenhuma chuva inclusive em setembro, ou seja , áreas do sudeste do Pará, Tocantins, norte de Goiás, centro norte de MG, interior da Bahia dificilmente terão chuvas nos próximos 30 dias, segundo projeção dos modelos de previsão, embora vale ressaltar que estou dizendo isso com base em projeção dos modelos matemáticos de previsão, e evidentemente pode ocorrer alguma alteração, embora seja quase que certeza que a chuva ainda vai demorar bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário