sexta-feira, 15 de outubro de 2010

1937: Falha na tabela de medições do INMET

Antes queria agradecer muito ao comentário de todos vocês , pois realmente é uma falha grotesca, dentre muitas do INMET, e que trocaram os dados de outra cidade, e incorporaram como no caso a de São Paulo. Apenas a título de curiosidade manterei a tabela, pra que vejam como estes erros atrapalham trabalho de pesquisas. E mais uma vez muito obrigado pela ressalva, e sempre ajudando de maneira positiva. Abraços a todos vocês!

7 comentários:

  1. Carlos Alberto, você teria alguma informação de onde se localizava esta estação do INMET em Sampa, antes de ir para o Mirante. Quando comecei a consultar o site do INMET, há alguns anos, constavam no índice das convencionais, como desativadas, 2 estações em Sampa, além do Mirante: Horto Florestal (Parque Alberto Loefgren) nº 83856 e PUC (Pontifícia Universidade Católica) cujo nº não tenho. O banco de dados do CPTEC cita, além dessas: Faculdade de Higiene (Próx. ao Hosp. das Clínicas) nº 83855, Ipiranga (83853) e Santo Amaro (83843). Parece que o INMET também teve estações em Cotia e Mogi das Cruzes, na região metropolitana, além da de Guarulhos, que ainda está ativa. Os dados de CPTEC têm muitas falhas e não dá para saber o período que elas operaram. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, estes dados podem não ser de São Paulo, a temperatura média está muito alta em todos os meses e com alguns valores incoerentes, assim como eles já trocaram Alto da Boa Vista por Bangu eu não duvido nada que a tabela seja de outra estação

    ResponderExcluir
  3. Outro fortíssimo indício de erro, além das médias: as máximas absolutas, principalmnte de junho e julho, superam muito os valores máximos da normal 1931/1960 (em junho ficou perto de 28ºC na normal), a dúvida agora é saber de qual cidade é esta tabela, mas de São Paulo ficou claro que não é, uma vergonha para o Inmet estas tabelas trocadas.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha atentado para essa possibilidade de troca mas acho que o colega tem razão. A tabela mostra máximas de 33,4°C em junho, 32,1°C em julho e 34,6°C em agosto. E sabemos que, desde a abertura da estação do Mirante até hoje, as máximas absolutas nesses meses, com ilha de calor e toda a verticalização atual, são: junho 28,8°C, julho 30,2°C e agosto 33,1°C. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. E reforço que minha crítica é ao Inmet ou quem quer que mantenha estas tabelas, e não ao blog que como sempre faz um seviço últil até quando divulga estes erros, que de outra forma poderiam até parar em algum trabalho, como aconteceu num estudo sobre Jacarepaguá identificando maio com média das máximas de 37ºC.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito o comentário de vocês, pois isso me ajuda bastante essa resalva, é o fim da picada que o INMET vez em outra prega esses erros. E caro amigo Aldo, vou pesquisar pra te falar onde o INMET colhia os dados em Sampa antes do Mirante, pois nem isso eles informam com exatidão. ok!. Abraço forte a vocês!

    ResponderExcluir
  7. Não sei não, mas acho que essa tabela bem pode ser real sim. Já vi coisa parecida em anos bem passados, e acho que a o ano de 1937 pode ter sido pouco mais quente que 2010. Essas variações são comuns do movimento do clima, que está sempre mudando.

    ResponderExcluir