quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Outubro com temperaturas abaixo da média em São Paulo

Nesses primeiros 19 dias de outubro, a temperatura média na capital paulista está bem abaixo da média. No Mirante de Santana, a média das temperaturas mínimas no mês de outubro na média histórica atual é de 16,2 graus, porém nesse mês está com média de 15 graus, desvio negativo significativo de 1,2 graus a menos.
Na média das temperaturas máximas, o frio chama ainda mais a atenção, pois a média histórica para outubro é de 25,9 graus, e nesse mês está em 23,2ºC, ou seja, 2,7 graus a menos, anomalia negativa bem expressiva. O fenômeno La Niña é responsável, por esse outubro tecnicamente frio em parte do estado de SP, especialmente no leste paulista e também em partes do RJ, onde na estação Alto da Boa Vista registrou no dia 13, a menor temperatura de outubro dos últimos 14 anos, com 12,5ºC, e superando o recorde de 10,5ºC em 16 de outubro de 1996.
Em Friburgo o frio chamou ainda mais a atenção nesse dia 13, onde foram registrada temperatura mínima de apenas 3,6 graus, bem anômala para os padrões de outubro, e no Mirante de Santana registrou também nesse dia a menor temperatura do mês com 10,2 graus. E hoje, dia 20, o destaque foi a temperatura em Monte Verde, região serrana de MG, que teve 0,6°C, menor para outubro desde o começo das medições no local em 2004.
E segundo dados da estação do IAG, o mês de outubro com menor média de temperaturas mínimas foi em 1934, com apenas 11,3 graus, e onde foi registrado nesse mês citado, a mínima absoluta no local com 4,7 graus.

Um comentário:

  1. Ué, onde estáo aquecimento global? porque não noticiam essas coisas na TV?? Se fosse uma onda de calor já se teria visto nos jornais...

    ResponderExcluir