segunda-feira, 9 de agosto de 2010

10 de junho de 1985: Brasília teve a menor temperatura da história ?


Vejam essa notícia que no mínimo chama a atenção por um detalhe, é amplamente divulgado que a mínima em Brasília foi de 1,6 graus em 18 de julho de 1975, porém a notícia inclusive cita esse recorde e que foi superado nesse dia 10 de junho de 1985 com 1,3 graus, e inclusive com geadas. Algumas fontes citam que fez 3,0 graus pelo INMET em Brasília nesse dia, porém como o Jornal do Brasil é um orgão de altíssima credibilidade não colocaria uma informação equivocada, e também como todos nós sabemos há uma certa prática do Inmet, de esconder recordes de suas estações.


8 comentários:

  1. Talvez os 1,3ºC não sejam do Inmet, mas de alguma outra estação, se for isso não pode considerar um recorde comparando com os dados do Inmet. Por exemplo, no Rio teve o recorde 4,8ºC em uma estação, mas na área central litorânea o recorde de mais de anos ficou acima de 10ºC.

    ResponderExcluir
  2. Pois é pode ser, mas na reportagem cita que o recorde anterior era de 1975, se fosse em estações diferentes o recorde não seria de 1,6 graus na mesma estação. Agradeço o comentário, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja do aeroporto, não pude confirmar, mas em um site a mínima do aeroporto aparece como 3ºC em 1975 e 2ºC em 1985, pode ser um dado arredondado mas que indica que no aeroporto fez mais frio em 85. No Inmet confirmei que fez 3,3ºC neste dia 10 de junho.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado ,agradeço as observações.

    ResponderExcluir
  5. MAAAANO DO CÉU... Se houver fotos desse dia, eu agradeceria eternamente

    ResponderExcluir
  6. MAAAANO DO CÉU... Se houver fotos desse dia, eu agradeceria eternamente

    ResponderExcluir