sábado, 14 de agosto de 2010

30 de maio de 1979: Jogo na neve entre Grêmio e Esportivo






















Repetindo a inusitada ocasião em que nevou no jogo em Caxias do Sul em 17 de julho de 1975, a partida entre o Grêmio x Esportivo na noite de 30 de maio de 1979 aconteceu com neve em Bento Gonçalves na serra gaúcha. Tal fato, chamou tanta a atenção que muitos nem lembram o resultado da partida, e sim a neve caindo abundantemente em um jogo de futebol no Brasil. Segundo o Jornal Zero Hora ocorreu a seguinte descrição durante o jogo:

" A temperatura em Bento Gonçalves era de zero grau quando a partida começou ontem no Estádio da Montanha. (...) Já nevava aos nove minutos quando Raquete recebeu cartão amarelo por jogada violenta contra Tarciso. (...) O primeiro tempo terminou com muita neve. Alguns jogadores tinham a cabeça branca e outros ainda sentiam frio, apesar dos 45 minutos de movimentação. A visibilidade piorava e Carlos Martins admitia até mesmo a hipótese de ter que suspender o jogo antes do final".

E outro dado interessante, é que o jornal Folha da Manhã de 1 de junho de 1979, relatava que havia nevado na noite anterior em outra partida de futebol entre Chapecoense e Cricíuma, em Chapecó, no oeste de Santa Catarina.

E o jornal Correio do Povo descreveu a seguinte situação na partida em Bento Gonçalves:

" Ao iniciar a partida a temperatura era de 0º C e o 1º tempo terminou com muita neve. Alguns jogadores como Paulo César Cajú sairam de campo com a "cabeça branca".
O campo coberto de neve não permitia a visualização de uma goleira a outra.
O intenso frio não permitiu um futebol bonito, pelo contrário. O técnico Orlando Fantoni reclamou da excessiva violência dos jogadores do Esportivo: "É um time muito violento. É o jogo mais violento que já vi aqui no sul .
Com este tempo, não poderia haver outro placar senão o 0 x 0 "
.

E segundo jornal Zero Hora o dia 30 de maio de 1979 teve as seguintes situações meteorológicas:

"Um lençol de neve estendeu-se ontem sobre a paisagem de dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, no dia mais frio do mês de maio nos últimos 70 anos. Com uma temperatura que variou de 5ºC (às 7h45min) a 9ºC, a quarta-feira registrou o frio mais intenso na Capital desde o início das observações do 8º Distrito de Meteorologia, em 1909. Alguns hábitos costumeiros, como as rodas de conversa na Rua da Praia ou no calçadão da Borges, foram deixados de lado."




Nesse dia, segundo reportagem da revista VEJA ocorreu nevasca em 26 cidades , e ocorreu algo histórico, pois pela primeira vez na história havia nevado no mês de maio em Caxias do Sul. E assim como em 1957, a cidade de São Joaquim ficou isolada diante da quantidade de neve, com estradas bloqueadas por grossas camadas de neve . No dia 31 de maio ainda nevou, porém bem mais fraco na região.





Fontes: Blog do Grêmio/ Revista Veja/ Jornal do Brasil




A reportagem do Jornal do Brasil refere-se a neve no dia 31 de maio de 1979, dia depois das nevascas do dia 30.



Só pra ilustrar essa matéria, citarei algumas temperaturas nos dias 31 de maio e 01 de junho de 1979.

Dia 31 de maio


-1,6°C em Lagoa Vermelha/RS
0,7°C em São Carlos
2,2°C em São Paulo
1,3°C em Londrina
9,2°C em Santos/SP
3°C em Nova Friburgo/RJ
5,2°C em Vassouras/RJ
4,8°C em Piraí/RJ
2,9°C em Barbacena
4,5°C em Juiz de Fora/MG
1,5°C em Dourados/MS
3,3°C em Florianópolis/SC
3,7°C em Porto Alegre/RS .

E no dia 01 de junho , destaca-se a mínima menor da série histórica de 1961-1990 em Campos do Jordão com -7,3 graus, e em São Paulo a menor temperatura no Mirante de Santana para o mês de junho empatado com o valor registrado em 26 de junho de 1994, e foi de 1,2 graus. Houveram geadas amplas em vários pontos do Sul, de SP, sul de MG e região serrana do Rio.



Vejam também acima notícias do dia 01 de junho de 1979.

7 comentários:

  1. Nas mínimas, esta onda de frio foi uma das maiores do século e superou 1975 em quase todo o estado do Rio e em parte de São Paulo e Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é foi bem intensa realmente. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Em Dourados fez 1,5 então em Ponta Porã ou amambai mais ao sul fez zero grau.

    ResponderExcluir
  4. Um Senhor que conheci disse -me que viu cair neve no inverno de 1966,em Itaporã/Ms,seria interessante dados do inverno de junho ou julho deste ano.iclusive foi o ultimo ano que nevou em campos do jordão tambem.

    ResponderExcluir
  5. No dia 01/06, na região sul do estado de MG, registrou a minima de impressionantes 5 graus negativos, onde tudo amanheceu coberto por uma intensa geada. Os telhados das casas, pastagens, carros, etc. A água chegou a congelar nas torneiras.

    ResponderExcluir
  6. No dia 01/06, Minduri, na região sul do estado de MG, registrou a minima de impressionantes 5 graus negativos, onde tudo amanheceu coberto por uma intensa geada. Os telhados das casas, pastagens, carros, etc. A água chegou a congelar nas torneiras.

    ResponderExcluir
  7. Na roça o tio Beni,in memórian, contou que água na banheira para os gados beberem, formou uma fina camada de gelo e forte geada em primeiro de junho de 1979, região de Caçapava sp.

    ResponderExcluir