terça-feira, 24 de agosto de 2010

INMET registrou -2,2 graus em Iguape( litoral SP) no dia 17 de julho de 2000




Vejam que nesse dia foi registrado 2,2 graus negativos em Iguape, litoral de SP, frio demais para região de praias.




4 comentários:

  1. Um valor que impressiona, mas a estação deve ficar afastada da praia para registrar tal temperatura, pois até Torres no RS tem mínima absoluta levemente acima de zero, assim como Florianópolis onde nos bairros perto do mar quase nunca baixa de 5ºC

    ResponderExcluir
  2. Pois é, impressiona mesmo, pois o recorde de Florianópolis foi de 1,3 graus em dia 10 de julho de 1918, e em Paranaguá nesse mesmo ano fez 1,1 grau, e raramente abaixa pra esses valores a não ser em 26 de junho de 1994 que fez 1,7 graus em Florianópolis.Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, e olha que o Inmet atualmente fica numa região relativamente mais fresca (São José, no continente), este ano até o Inmet chegou a 5ºC mas uma estação particular na área central de Florianópolis cercada pela água não baixou de 8/9ºC, 5ºC nestas áreas mais centrais ou nas praias mais abertas deve ocorrer só nas ondas de frio históricas como as que citou, provavelmente pela última vez em 2000.

    ResponderExcluir
  4. Na época eu até ouvi falar sobre isso, realmente o fato deixou os meteorologistas até surpresos. Até avaliaram se o medidor estava funcionando corretamente, mas pelo jeito estava certo. Desconheço onde está localizada a estação meteorológica,só sei que o município está localizado no litoral sul, região do Vale do Ribeira onde a altitude da região é baixa, apenas com alguns morros e a Serra da Juréia Itatins que fica um pouco distante, a parte urbana não fica direto para o mar, mas banhado pelo canal do Mar Pequeno de frente para a Ilha Comprida. As praias do município ficam afastadas da cidade. Mas por fim, pode-se concluir que tanto o município em sua maior parte é plano, e a cidade é toda plana, e é espantoso até fazer mais frio que o litoral da Região Sul.

    ResponderExcluir