terça-feira, 24 de agosto de 2010

Observações meteorológicas do Rio de Janeiro em 1842


Vejam este trecho raro da Revista instituto histórico geográfico brasileiro, mostrando observações meteorológicas do ano de 1842 no Rio de Janeiro, e embora as temperaturas estejam em Fahrenheit, convertendo a mínima foi de 17 graus( 63F) ,e a máxima de 33(92F).

5 comentários:

  1. Interessante, e na época não registravam temperaura máxima e mínima, apenas a temperatura no momento da observação, talvez por isso os dados completos só começem em 1882

    ResponderExcluir
  2. Bem observado!, e eu tenho dados do Rio nas décadas de 1820 e 1830, inclusive com as máximas e mínimas no dia, só não posso publicar aqui no blog por causa que os dados são protegidos por direitos autorais, infelizmente. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Hum, os dados divulgados começam em 82, ma se existem mais antigos, teria como publicar por extenso só os extremos citando a fonte? Deve se tratar da série mais antiga do Brasil, tamém seria bom algo sobe as precipitações anuais pois já li em algum lugar que num destes anos a chuva mal chegou a 400 mm, impensável nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. É tenho como publicar os extremos, até o fim da semana posto esses dados pois eles estão em Fahrenheit, e em francês, e vou ter quer traduzi-los e organiza-los, agradeço a sugestão. Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, o seu blog presta um serviço inestimável à climatologia no Brasil, um espaço para dados que poderiam cair no esquecimento pois o Inmet ignora os dados antes da década de 30, eles sequer reconhecem a mínima de 1926 no Campo dos Afonsos (aparentemente confiável) e afirmam que o recorde foi o de 1994 no Alto.

    ResponderExcluir