sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Registro histórico raro : Dados de Curitiba entre 1884-1907


Vejam ao lado, o que na minha opinião é um dos dados que de certa forma me deixou até emocionado de achar. São dados absolutos de Curitiba, onde há sinopse incrível de observações meteorológicas no período entre 1884 e 1907 na capital paranaense, onde cita raros dados, como que nevou em 11 de julho de 1887, e 12 de julho de 1892.

Nas temperaturas absolutas como já havia mostrado no post anterior, queria fazer uma ressalva, pois as duas estão corretas, nessa aqui cita -8,2°C em 19 de junho de 1899, que não é a absoluta, pois a de 15 de junho de 1898 foi de -8,9°C abaixo de zero, porém os valores estão todos corretos, se é uma ou outra absoluta do período nessa hora pouco importa, pois os dados são muito bons.

9 comentários:

  1. Realmente são muito bons os dados, tinha até termômetro no sol, o que não deixa de ser uma curiosidade para comparar com a temperatura correta do ar medida à sombra, antigamente não havia padronização mas as observações eram feitas por gente com interesse legítimo e que procuravam da maneira como podiam trazer um dado com poucos erros, já hoje, apesar dos avanços inegáveis, muitos observadores são desinteressados e até mal treinados, a figura do observador não é valorizada e vemos hoje na meteorolgia o foco voltado mais para satélites, radares e supercomputadores, também muito importantes, mas não sem o básico que é uma observação bem feita, o maior problema é que nas pesquisas climáticas eles recorrem a dados que nem sempre tem a qualidade necessária, aí ocorrem erros constrangedores como aquele estudo sobre Jacarepaguá que identifica um mês maio como o mais quente, o que qualquer um com o mais básico conhecimento de climatologia sabe ser impossível na região.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Alberto quero te fazer um convite para participar de uma comunidade sobre meteorologia. Agradeço pelo registro preciosíssimos que disponibiliza para todos nós.
    O link da comunidade:
    meteobrasil.catch-forum.org/forum.htm

    Conta com sua presença lá.

    Obrigado.

    Allef Patrick Caetano de Matos.

    ResponderExcluir
  3. Outro fato lamenátvel: erros grosseiros (como os 7ºC em Boa Vista em 1994, os 14ºC de novembro no Recife, as máximas de Bom Jesus do Piaui que estão claramente superestimadas em alguns anos) vão até parar em publicações oficiais, resultado da atenção (quase nenhuma) que dão ao controle de qualidade dos dados atualmente. E ainda tem o Rio na situação vergonhosa de contar com alguns dos melhores registros climatológicos contínuos do Brasil antes de 1900 e hoje ter os piores com a Praça Mauá, um anacronismo inacreditável levando em conta todo o avanço tecnológico desde aqueles tempos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente caro Allef participarei com maior prazer no novo fórum, e eu que lhe agradeço o convite,abração!, e sobre os comentários de outro amigo, concordo totalmente com as observações, onde o INMET atualmente tem erros grotescos, que nem parece que estamos na era da tecnologia, é vergonhoso quando deparamos com dados que você citou, abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Carlos eu que agradeço pela sua entrada na comunidade. O espaço está começando tem apenas alguns dias mas já está mostrando bons resultados. Espero sua participação por lá usando sempre seus conhecimentos e informações para ensinar e aprender mais contribuindo com o crescimento da comunidade, temos a meta de ser a maior comunidade de meteorologia do Brasil e isso não é fantasia visto que temos muitas pessoas lutando para isso ocorra, pode durar anos mas chegaremos lá, por isso conto com sua participação.


    Muito Obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Excelente blog Carlos Alberto. participo do site www.abaixodezero.com que tem mais de 10 anos e dezenas de milhares de mensagens ao longo de sua história. O seu site é muito bom mesmo. vou participar mais aqui. Saudações.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelas palavras, e o fórum brasil abaixo de zero é ótimo mesmo, quando der vou participar lá, saudações, um abração bem forte!, deixa seu nome se puder.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de pedir a ajuda de vocês, me caso em 4 de agosto de 2012 em uma chácara e gostaria que fosse ao ar livre, mas tenho receio que chova... se possível, se conhecerem alguem ou algum lugar que possa me passar a probabilidade de chover nesse dia, com base no histórico climatológico ficaria muito grata!! Obrigada! Thaysa
    Caso tenham alguma informação que possa me ajudar pode enviar para thaysa.erivan@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. V. podia citar a fonte de onde essa reportagem foi escaneada?

    ResponderExcluir