terça-feira, 10 de agosto de 2010

Umidade em Brasília atingiu 8% na tarde de ontem

Ontem a umidade relativa do ar no aeroporto Juscelino Kubistchek atingiu 8% às 17 horas, estado considerado de emergência. Anteriormente o menor nível havia sido em 22 de junho com 7%. O mês de agosto e meados de setembro são o período em que normalmente acontece o " apíce" da secura, onde os níveis de umidade atingem níveis preocupantes. Em Ribeirão Preto, segundo a Cetesb a umidade chegou a 16%, e esse mesmo valor tinha se repetido no dia 19 de junho.
E as queimadas nos canaviais aqui no interior de SP deixam o ar poluído e mais seco ainda. A estiagem de inverno é comum e perfeitamente normal para essa época, porém o que acontece é que houve um agravamento da seca nesse ano.
Fazendo uma retrospectiva desse 2010, aqui no interior de SP, especificamente no centro norte de SP , foi o seguinte, em janeiro até choveu bem, porém em fevereiro as chuvas foram irregulares e má distribuídas, e em muitos pontos ficou bem abaixo da média. A temperatura atingia facilmente valores acima dos 35 graus, que aumentava a evaporação e causava déficit hídrico.

Daí em março também choveu bem abaixo da média, e irregularmente com temperaturas novamentes bem acima da média, ou seja, com a presença de vários veranicos. E de abril em diante com a diminuição natural das chuvas, o estresse hídrico já era grande, inaugurando a estação seca com menos água no solo do que o normal, e aí passou-se abril, maio, junho e julho com pouquíssima chuva, normal para a época, porém com o agravante que foi a falta de chuvas volumosas nos meses de fevereiro e março que como o previsto fizeram falta, e agora resta esperar que ao menos em setembro chova dentro ou acima da média para melhorar este cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário