domingo, 19 de setembro de 2010

Recordes de calor em outubro de 2002 em SP

Resumo do tempo Outubro/Novembro 2002

Durante a primeira quinzena do mês de outubro, as Regiões Sudeste e Centro-Oeste estiveram sob o predomínio de uma massa de ar quente e seca, o que contribuiu para a falta de chuvas e para a ocorrência de temperaturas máximas entre 32ºC e 40ºC (Corumbá-MS: 40,2ºC) e valores de umidade relativa inferiores a 15% no interior de São Paulo onde valores recordes de temperatura máxima foram registrados entre os dias 10 e 12 de outubro de 2002. Neste Estado, as temperaturas máximas superaram a média histórica em até 4oC acima da média histórica. A maioria das frentes frias, ao ingressarem no sul do País, deslocaram-se somente até o litoral sul de São Paulo. No oeste e nordeste do Amazonas, predominaram chuvas acima da média histórica. No centro e norte da Região Nordeste, este mês corresponde ao período mais seco do ano.
A chegada de uma frente fria intensa, no dia 20, conseguiu enfraquecer a massa de ar quente e seco que dominava a Região Sudeste, causando chuvas regulares e mais freqüentes, amenizando o problema de falta de chuvas em várias Regiões do País. Apenas duas frentes frias ultrapassaram o litoral da Região Sudeste, proporcionando a ocorrência de chuvas moderadas no sul da Bahia.
Com relação ao aumento das temperaturas, destacaram-se as observações meteorológicas em duas estações situadas na cidade de São Paulo. Na estação do Mirante de Santana-INMET, ocorreu a maior temperatura máxima registrada nos últimos anos, igual a 35,7ºC, no dia 10 de outubro de 2002. Entre 1943 e 2001, a maior temperatura registrada ocorreu em 1944 e foi igual a 35,0ºC. Na estação da Água Funda/IAG, o maior valor de temperatura máxima foi igual a 35,2ºC, em 11 de outubro de 2002, próximo ao valor observado no ano de 1944 que foi de 35,4ºC.
No início de novembro, duas frentes frias atingiram o sul do País. A primeira deslocou-se até o litoral da Bahia, causando chuvas mais acentuadas na Região Sul e chuvas isoladas nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na retaguarda desta frente fria, ingressou uma intensa massa de ar frio que causou diminuição acentuada de temperatura nas Regiões Sul, Sudeste e sul da Região Centro-Oeste. No dia 10, a segunda frente fria proporcionou chuvas intensas e ventos fortes na Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Fonte: Cptec

Nenhum comentário:

Postar um comentário