quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reportagem sobre a seca em 2000 no estado de SP

Vejam essa reportagem do Jornal O Globo em 31 de maio de 2000, mostrando que a seca estava intensa no período, podendo até ter sido superada pela seca em 1890, quando o estado paulista registrou a pior seca da história, com 175 dias consecutivos sem chuva, segundo o Cepagri.


31/05/2000
A pior estiagem desde 1890  SÃO PAULO.São Paulo Desde março não chove em algumas cidades paulistas. Na capital do estado, por exemplo, a última vez que choveu foi há 74 dias. E os meteorologistas alertam: chuvas significativas, com capacidade para encher reservatórios e represas, só vão acontecer a partir da segunda quinzena de setembro. Até lá, o Sudeste enfrentará a mais rigorosa estiagem dos últimos cem anos, com impactos sobretudo em São Paulo, com grandes chances de superar a marca de 1890, quando o estado ficou 175 dias seguidos sem chuvas entre março e agosto. 
- É certo que não teremos chuva até o fim de setembro. No máximo, alguns chuviscos sem conseqüências. Se considerarmos o período direto de estiagem, é a pior seca desde 1890 - disse Hilton Silveira Pinto, coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura (Cepagri), divisão da Unicamp. 
A situação ainda é mais grave porque a estiagem este ano começou mais cedo (no fim de março) e o verão, uma estação chuvosa, registrou queda no total de precipitações. 
- Além do período seco ter começado em março, tivemos um verão com cerca de 40% de chuvas a menos. As represas e reservatórios não entraram no outono com capacidade máxima - disse o coordenador. 
Segundo a meteorologista Nuri Caldete, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por trás da estiagem, não há nenhuma anomalia climática como El Niño e La Niña. 
- As chuvas estão bem abaixo da média porque há o predomínio de uma massa de ar seco sobre o Sudeste - explicou Caldete. 
De acordo com a meteorologista, a entrada de massas de ar frio provocam a queda da temperatura, mas não chegam a gerar chuvas. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário