sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em 1824 o estado de Minas Gerais já enfrentava problemas com a fumaça das queimadas







Vejam este trecho de historiadores da época relatando as consequências das queimadas, que deixaram uma espessa fumaça no ar ( névoa seca), e no livro retratam sobre viagens no interior de MG, e que durante 22 dias desse setembro de 1824 o céu ficou tomado pela fumaça, e com isso chegamos a conclusão que as queimadas são um problema de séculos no Brasil, e isso fora aquele relato da grande seca de 1749 em Cuiabá, com as matas pegando fogo e a fumaça se espalhando em toda região.

5 comentários:

  1. As quimadas antigamente certamente eram bem menos numerosas do que hoje (já que 99% são causadas pelo homem e a população explodiu), mas também acredito que grandes queimadas, quando ocorriam, eram ainda maiores, e as que ocorriam em áreas mais remotas não podiam ser controladas por falta de tecnologia, ou seja, muitas provavelmente queimavam até que as condições atmosfericas se tornassem desfavoráveis ou não houvesse mais nada para ser queimado, em algum lugar já li relatos sobre o céu do Rio de Janeiro tomado por fumaça do interior do país num ano do no século XIX. As grandes queimadas, em algumas áreas, até fazem parte do ciclo normal de renovação da natureza, claro que isso não tem nada a ver com fogo deliberadamente ateado para queimar lixo ou aumentar pastagens, o que predomina no Brasil hoje.

    ResponderExcluir
  2. Você foi excelente em seu comentário, pois realmente como não existia recursos para extinguir o fogo, as queimadas deviam dizimar por dias e semanas e matas, até que chovesse, e hoje em dia a estupidez e o mau caráter dos ganaciosos impera, e ateiam fogo propositalmente para criarem pastagens e lavouras e devastar as matas, tudo pelo maldito dinheiro sem pensar na natureza. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Há cerca de uns 2 anos, vi a entrevista de um professor de uma universidade federal (Não me lembro qual, acho que era de Brasília), na TV Senado. Ele comentou que existem documentos históricos com relatos de incêndios imensos, que duraram meses, na época colonial. O pessoal que desbravava os sertões na época, segundo ele, mostravam um total desconhecimento do clima e das condições locais e o fogo, muitas vezes, saía totalmente de controle. O homem sabe fazer fogo desde a pré-história mas , como dito acima, na época não havia tecnologia para apagar.

    ResponderExcluir
  4. Pois é caro Aldo, veja que a problemática das queimdas só mudou a forma de extinção do fogo, que na época não existia, e agora mesmo com todos recursos, existem pessoas sem noção nenhuma que ateiam fogo pra obter vanagem financeira ou propositalmente né. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ainda exsite outra casa, ainda rara no Brasil, de atear fogo por pura maldade, os últimos grandes incêndios na Califórnia e Austrália foram assim, com centenas de casas destruídas. O criminoso espera as condições perfeitas para propagação das chamas (dia com umidade muito baixa e bastante vento) para atear fogo num local já determinado a produzir o maior dano possível, frequentemente resultando em mortes. Um crime cujo culpado quase nunca é descoberto.

    ResponderExcluir