quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Resultado da enquete: Estação da Praça Mauá é reprovada

Na sua opinião é confiável a medição de temperaturas na estação Praça Mauá do INMET no Rio?

Sim 2 votos

Não 34 votos( 94%)

No total de votos, vejam que a estação do INMET da Praça Mauá, é reprovada pelo público na medição de temperaturas, sobretudo nas temperaturas máximas, e o instituto no mínimo teria que reavaliar, e colocar a estação num local devidamente apropriado, sem influência de ilha de calor como existe na localização atual.

12 comentários:

  1. Segundo alguns croquis que andaram ciruclando do projeto Porto Maravilha, a área onde fica o Inmet e o prédio poderia ser totalmente remodelada com a demolição de vários prédios, por enquanto são apenas projetos mas talvez o Inmet tenha que se mudar, e caso o faça esperamos que se esforce para encontrar um lugar adequado para a estação, como o Mirante o Santana que é um bom ponto para a estação em São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Sim, o mirante é tão bem localizado, que dentre todas as estações é a que registra as maiores temperaturas e as menores umidades, uma excelente localização com certeza(Ironia).

    ResponderExcluir
  3. É bem localizado sim, São Paulo é uma grande metrópole e levando isto em conta é uma estação muito bem localizada, existem tanto bairros mais quentes quanto mais frios em São Paulo, a estação da USP é excelente mas fica num parque muito mais ameno que a maior parte da cidade, e mesmo assim em dias de vento norte a diferença na máxima costuma ser pequena para o Mirante, e simplesmente não é verdade que o Mirante registra sempre as maiores temperaturas, vejo com frequência a mínima ficar um pouco menor que em Congonhas, ocasionalmente até a máxima, e São Paulo com certeza tem ilhas de calor onde a temperatura é ainda maior que nestes locais o que eu mesmo já senti. Fotos mostram que a estação Mirante do Santana fica numa região bem ventilada e relativamente elevada, sem dúvidas comparada como a Praça Mauá é uma maravilha, reclamam de barriga cheia. Se o Mirante estivesse nas condições da Praça Mauá garanto que São paulo quebraria o recorde absoluto de calor (37ºC) quase todo ano e nos piores marcaria 40ºC, e não é questão de tirar a estação da ilha de calor, pois uma estação totalmente fora da ilha de calor simplesmente não representa o clima de uma grande cidade, muito menos de São Paulo que tem a maior do Brasil, o problema é a exposição, a Praça Mauá fica num terraço mal ventilado e o abrigo está ao lado de superfícies que aquecem ao sol a tarde inteira em todas as direções, muito além do efeito da tradional ilha de calor, é uma influência não meteorológica, esta sim deve ser extirpada, o Mirante fica sob a grama e tem apenas uma obstrução ao lado, são universos diferentes.

    ResponderExcluir
  4. O mirante tem uma localização péssima, basta ver os estudos feitos pela prefeitura, aquela região é a mais quente da cidade, não é um local que tem uma temperatura na média da cidade e muito menos abaixo, a região entre a sé-santana é o lugar mais quente. A minima de 8°C essa ano no mirante foi uma das maiores minimas, se não a maior, entre as estações do CGE, IAG, INMET e aéroportos, pode acontecer de uma vez na vida o mirante registrar temperatura mais baixa, mas na média é muito mais quente. Segundo o estudo da prefeitura o local onde está a estação do IAG, tem temperaturas parecidas a quase toda a zona oeste e uma parte da zona leste e norte, já a zona sul, sim, por ser quase inabitada é bem mais fria.

    ResponderExcluir
  5. O local onde está a (ótima) estação do IAG é um parque, com vegetação abundante ao redor, é uma excelente estação climatológica (e memso assim aqueceu 2ºC em 70 anos, é muita coisa, neste período o clima aqueceu em grande escala mas também a ilha de calor não deixa de influenciar totalmente), porém não há como áreas densamente povoadas e concretadas da cidade terem médias no mesmo nível, Congonhas fica ao sul e tem média muito Parecida com o Mirante (apesar da posição mais próxima do mar favorecer a amenição mais imediata quando entra o vento sul). Não se deve esquecer que São Paulo é uma aglomeração ubana enorme e a maior parte da população da cidade vive sob grande influência de ilhas de calor. A mínima absoluta deste ano ficou maior que a do Mirante nas maiores ilhas de calor da cidade, uma estação na Vila Prudente por pouco quase não desceu de 10ºC na noite mais fria, o Mirante é uma ilha de calor normal, repito que se fosse como no Rio, onde em 110 anos nunca passou de 39ºC no centro, depois mudaram a estação para um terraço no mesmo bairro a 1 km da localização original e passou disso 30 vezes em 8 anos com pico entre 42/43, aí veriam o que é PÉSSIMO. Concordo que a localização num terreno mais elevado que os arredores imediatos, como no caso da estação Mirante do Santana em SP, não favorece o acúmulo de ar frio em noites calmas, o que tende a gerar mínimas maiores que o Campo de Marte por exemplo sob as referidas condições atmosféricas, mas é uma característica do microclima local, que tem uma densidade de construções bem aceitável para padrões paulistanos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, não estou querendo comparar com a estação do Rio, de modo algum, não estou dizendo que a estação em si é ruim e sim o local onde está a estação que é ruim,não é bem uma realidade da cidade, como alguém disse em outro post aqui do blog, o mirante representa muito mais um microclima local do que a realidade da cidade. Existem alguns bairros muito arborizados que olhando do alto, não se consegue ver os telhados das casas por causa das copas das árvore, claro que infelismente esses bairros são minoria e que apresentam médias mais baixas do que o IAG, por exemplo, como alguns condominios na serra da cantareira, que apresentam temperaturas muito baixas, claro também devido ao fator altitude, mas que não é tão mais alta, não chega a 200 metros de diferença. A zona sul, como eu disse, é quase desabitada existem alguns bairros, mas depois de Parelheiros até a serra do mar é só floresta, por isso eu disse que a zona sul é muito mais fria do que o resto do municipio. Quanto ao estudo que mencionei, se quiser dar uma olhada é só acessar o seguinte link: http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br/pagina.php?id=21

    Pode ver que onde está o mirante de santana, nos mapas de linhas isotermas e temperatura aparente da superficie, é um dos lugares mais quentes da cidade, santana fica a mais ou menos 5 quilômetros do centro de São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. É impossível uma estação representar a realidade de uma grande cidade, estação é um ponto do espaço, seja no meio da floresta ao lado da Marginal. Bairros mais quentes e mais frescos toda a cidade tem, a própria cidade do Rio tem recantos bastante amenos até no verão por conta de vegetação/relevo. A estação de SP ainda representa alguma parte da cidade, onde está, enquanto a Praça Mauá nem isso. O ideal é o maior número de estações possíveis em cidades assim, mas como o ideal não é viável econômicamente, deve-se priorizar um local bastante habitado, se possível com uma segunda estação num local mais ameno, como em SP tem o Inmet e o IAG. Também entram as estações privadas, mas estas como não seguem regras de exposição acabam superestimando as máximas em alguns dias, embora sirvam para dar ideia da mínima em áreas bem urbanizadas, e nestas estações particulares a mínima deste ano variou entre 8 e 10ºC, e também em Conhonhas, Marte e Mirante que tocaram nos 8ºC ou alguns décimos acima, ou seja, as mínimas dentro da ilha de calor de São Paulo não divergiram muito.

    ResponderExcluir
  8. O ideal é a realização de um estudo para a determinação de qual local é mais apto para receber uma estação, deve-se sim escolher um local mediano, nem o mais quente nem o mais frio, se essa sua idéia fosse levado a sério, a estação deveria ficar em algum lugar da zona leste, já que essa é a mais populosa e não a região central.

    ResponderExcluir
  9. Como as minimas não divergiram muito, dentro da cidade a temperatura variou dos 4°C aos 8°C e se levado em consideração a grande São Paul, variou de 0°C em São Lourenço da Serra a 8°C, ou ainda na outra semana que o mirante não foi abaixo de 23°C e na maior parte da cidade estava entre 16/17°C e em São Lourenço da Serra nesse dia fez 9°C, o mirante é uma coisa simplesmente ridicula, para ser tomada como séria, as máximas nem tanto, mas as minimas são completamente fora da realidade.

    ResponderExcluir
  10. Vejamos então, dados:

    Mínima de 2010:

    Estações (Inmet/aero) urbanas:

    8ºC(Campode de Marte)

    8ºC (Congonhas)

    8,5ºC Santana

    Estações particulares urbanas:

    Itaim: 8,5ºC

    Vila Prudente: 9,6ºC

    Butantã: 6,8ºC

    Não vejo nada assim tão fora da realidade, e com certeza na capital paulista tem muito mais gente morando sob influência de áreas onde mínima ficou perto de 8ºC do que nas que registraram 4ºC, e São Lourenço da Serra é outra cidade, e trata-se de uma estação rural que nada representa sequer as áreas mais habitadas da Grande SP, além do mais é sabido que estes valores (fora de ondas de frio excpecionais, e nenhuma delas passou perto de SP nos últimos anos) ocorrem apenas em áreas baixas que acumulam ar frio e com pouca ou nenhuma urbanização, se for para uma região que represente um município da grande SP mais adensado a situação é muito diferente, Guarulhos por exemplo teve mínima de 5ºC no aeroporto este ano, mas na área mais urbanizada da cidade uma estação particular teve 8,8ºC de mínima do ano, mais que o Santana...

    Infelizmente esta questão do Mirante do Santana virou um jogo de interesses que sido dominado por quem prefere o frio, tem alguém lá na Climatempo, que jamais especificou onde mora e se diz muito viajado (só se for na maionese), e este indivíduo, quando divulga dados de São Paulo, abaixa as temperaturas mínimas sempre (até de Congonhas, fazia 19ºC e ele tascava 15ºC citando Congonhas como fonte), e quando fala de outras cidades aumenta, este tipo de loroteiro engana muita gente mas não a mim, é alguém que gostaria que sua cidade fosse mais fria e não aeita a realidade (cada dia pior para ele, diga-se de passagem), por isso para esta pessoa só vai representar São Paulo algo entre a estação do IAG (que seria a maior ilha de calor aceitável) e Marsilac (que, para ele, deveria ser o local escolhido pelo Inmet, ou algum parecido), e se também dependesse dele todas as demais capitais teriam estações em terraços como a Praça Mauá com um muro adicional em volta para quepudesse decretar São Paulo mais fria que Curitiba, e quiçá Moscou no inverno.

    ResponderExcluir
  11. Você já partiu pra ignorancia, e citar estações particulares, haja paciencia e sim eu e muita gente vamos continuar achando o mirante ridiculo não tem nada a ver com o que as pessoas passam na rua e não 0°C em São Lourenço da Serra foi esse ano em julho em maassas de ar polar mais fortes pode chegar a -3°C -4°C, como ocorreu com Ibiúna que faz divisa com algumas cidades da grand São Paulo, em 2000.

    ResponderExcluir
  12. instalei um termometro aqui em casa, ele fica na área( la nunca pega sol) e fica encostado na madeira da porta do lado de fora,o sol pega numa parte da area mais de tardezinha mas o calor da parede influencia no resultado ?

    ResponderExcluir