sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Resumo meteorológico setembro 2007 região Centro Oeste

Em setembro de 2007, os totais de chuvas estiveram abaixo da média no Mato Grosso
do Sul, Mato Grosso e oeste de Goiás. O atraso do início da transição entre o período seco e chuvoso e a estiagem em grande parte da região, causaram aumento dos focos de incêndio.Além disso, ocorreu baixa umidade relativa do ar (abaixo de 30%) em toda a região, devido ao predomínio de uma massa de ar quente e seco.
Três frentes frias chegaram ao Mato Grosso do Sul, sendo que só uma
atingiu os estados do Mato Grosso e Goiás.
Esses sistemas causaram apenas chuvas fracas e isoladas, e aumento de nebulosidade. As áreas de instabilidade tropical estiveram presentes sobre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul durante em poucos dias do mês. Isto desfavorável ao transporte de umidade da região amazônica em direção ao centro-oeste do País. Este fato e a fraca atividade das frentes frias impediram o fim da estiagem e o início do período chuvoso. No terceiro decêndio ocorreram chuvas em áreas isoladas do estado do Goiás, com queda de granizo no dia 24 em Goiânia. No dia 30 ocorreu chuva em áreas isolada em Brasília, após ter passado 124 dias sem chover. Dentre os totais de precipitação, o maior foi 42,3 mm em Matupá (MT) e não choveu nas localidades de Canarana, Cuiabá, Diamantino, Nova Xavantina, Poxoréo, e São Vicente (MT) e no Distrito Federal. O número de dias de chuva variou de 01 a 06 dias.
A temperatura média compensada variou entre 22,6 ºC em Campo Grande
(MS) e 28,8 ºC em Aragarças e Goiás (GO). A média das temperaturas máximas esteve
compreendida entre 27,5 ºC em Campo Grande (MS) e 38,9 ºC em Nova Xavantina (MT).
A média das temperaturas mínimas variou entre 16,7 ºC em Rio Verde (GO) e 23,3 ºC em Goiás (GO).
Foi observado declínio de temperatura do ar com a passagem de duas massas de ar frio. A segunda, que esteve sobre a região entre os dias 25 e 26, causou os declínios mais acentuados de temperatura do ar, principalmente no sul e oeste da região. No dia 25 a temperatura mínima em Ponta Porã (MS) foi de 7,5ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário