sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ano 1819: Geadas fortíssimas em Goiás em pleno mês de janeiro







Os viajantes e escritores relatam a seguinte expressão " A sombra em Goiás em 1819" . Significa o seguinte foi um ano com tantas tempestades e um frio que jamais haviam visto por aquelas terras. Vejam nos trechos acima que na expedição dos viajantes, relatam a ocorrência de fortes geadas em pleno mês de janeiro, uma delas ocorrida no dia 19, e se na época foram espanto para os viajantes aquele frio artico em pleno verão, quem dirá pra nós atualmente, chega a ser até lúdico, mas de fato foi totalmente verídico.

4 comentários:

  1. Realmente é o relato mais impressionante de todos os sobre o clima passado no Brasil, gear em Goiás hoje é algo raro e que só ocorre nas cada vez mais raras incursões polares na região, e mesmo assim é um fenômeno restrito à baixadas muito localizadas, para que o fenômeno se desse em janeiro seria necessário um clima absurdamente diferente do atual.

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo impressionante vc tem razão, foi um episódio totalmente anormal, era pequenos ciclos da era do gelo, e que aqui no Brasil o impacto foi bem sentido entre 1813 até 1822. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. sou novo aqui, e gostei bastante do blog fiquei impressionado com esse post geadas em janeiro em Goiás. Infelismente acho isso quase impossivel acontecer de novo. Nunca descartando ondas de ar frio como a de 55 e 75 acontecerem de novo. Qeria saber se é possivel vc postar ums dados sobre a climatologia de Jataí-GO. Em especial a onda de frio de 1933, pois há relatos no propio wikipedia de que a temperatura teria chegado a
    -6°C

    ResponderExcluir
  4. O dado das normais climatológicas de Jataí eu não os tenho, infelizmente, e realmente há um registro de -6,0 graus em Jataí ocorrido extraoficialmente em 14 de julho de 1933. Fico agradecido por sua visita. Abraços!

    ResponderExcluir