sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Notícia sobre o temporal em 13 de fevereiro de 1996 no Rio de Janeiro










Fonte: Jornal do Brasil/ Revista Veja

4 comentários:

  1. Importante lebrar deste temporal que rivaliza com 1971 em intensidade da chuva (a área mais atingida em 71, a zona norte, foi poupada em 96, e a zona sul, que quase nada sofreu em 71, foi a segunda mais castigada em 96), as imagens dos danos na encosta oeste da Floresta da Tijuca para o lado de Jacarepaguá em 96 são impressionantes e mostram inúmeros deslizamentos lado a lado, e como a estação Jacarepaguá não ficava perto da serra, é provável que tenha chovido ainda mais nas áreas mais atingidas, talvez acima de 400 mm em 24 horas, em 1971 também existe um registro de mais de 300 mm no Engenho de Dentro em 1 dia, meio esquecido pelo Inmet.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando a enquente, o artigo do link abaixo (que tem alguns erros) traz uma excelente foto da estação Mirante do Santana, mostrando que o terreno da estação é bem ventilado e elevado em comparação com os arredores, o que não costuma favorecer mínimas muito baixas mas pouco influencia nas médias, clique na foto abaixo do texto para ampliar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirante_de_Santana

    ResponderExcluir
  3. Outro link, com foto aérea: http://www.znnalinha.com.br/santana/html/observatorio.html

    Pena que não existam fotos disponívies da estação Praça Mauá, se bem que o próprio Inmet não deve ter interesse algum em divulgar de tanto que foge as recomendações.

    ResponderExcluir