domingo, 5 de setembro de 2010

Porque o INMET esconde para a imprensa o dado de agosto de 1950 no Mirante de Santana??


Primeiro vejam o trecho dessa reportagem no R7 :
"Desde 1961, além de 2010, só 1999 teve 11 dias em agosto com umidade menor do que os 30%. No entanto, neste ano foi observado um menor volume de chuvas, de 0,4 milímetros no período. Para estabelecer o um critério para o tempo seco, o Inmet fez o cruzamento entre os índices de umidade e chuva.

Se levarmos em conta apenas as precipitações, 2007 bate o último agosto, pois não houve nem um milímetro naquele mês em toda a capital. Entretanto, a umidade do ar ficou menor em 2010. A medição do volume de chuvas que atinge a cidade é feito pelo Inmet desde 1943.

Há alguns dados que realmente o INMET " tranca a sete chaves" . Um exemplo bem claro, é o que ocorre nos orgãos de imprensa, onde de certa forma por falta de informação, ou não sei qual motivo, não citam que o mês de agosto de 1950, foi extremamente seco, sem registro nenhum de precipitação no Mirante de Santana.

Até na estação do IAG foi muito seco, com apenas 1,7mm. Na imprensa em geral circula que o mês de agosto de 2007 foi o mais seco da história no Mirante de Santana , está correto, porém é preciso ressaltar que foi igualmente seco igual a agosto de 1950. Estou dizendo isso, pois falam tanto em eventos extremos atuais e esquecem de analisar o passado. E outra coisa pessoal dizer que nunca houve uma seca tão intensa como esta é pura falta de conhecimento. O fato é que está muito seco, realmente sim, é normal ficar tantos dias sem chuva nessa época, sim, pois a média varia muito de um ano para o outro, um ano pode chover bem nos meses de agosto, como em 1976 e 2009, e outros nada, como em 1950 e 2007, e volumes irrisórios como agosto de 1975 com 0,4mm. E no passado vários outros meses de agosto foram secos vejam nesse post http://meteorologiaeclima.blogspot.com/2010/09/meses-de-agosto-em-que-nao-choveu-em-sp.html . O que ocorreu é o seguinte, é que nesse mês de agosto de 2010 teve numa média alguns dias a mais de umidade inferior a média histórica e classificaram como o agosto mais seco desde 1961 na estação do Mirante, está correto, porém volto a perguntar porque o INMET não divulga para a imprensa que o mês de agosto de 1950 foi extremamente seco, e só divulgam dados a partir de 1961? Vejam a tabela com dados do Mirante de Santana de 1950 ao lado , e que além de agosto, o mês de maio teve apenas 4,3mm, e também ficou 5 meses sem chuva maior de 20mm em 24 horas, onde só foi chover de verdade em outubro.

E outra coisa em âmbito geral, a seca de 1924 e 1963 foi muito, mas muito pior do que essa que estamos vivendo, vejam em outros posts que já publiquei , onde em 1924 a capital paulista entrou em emergência, pois os rios secaram e não tinha nem como abastecer a população e nem produzir energia elétricas nas usinas, uma calamidade na época. E em 1963 a represa Billings, pasmem , quase secou por inteira, devido a estiagem sem fim naquele ano, e Brasília ficou 5 meses e 14 dias consecutivos sem chuva, somando 164 dias secos, com recordes de calor e umidade abaixo de 15% no interior do Brasil entre agosto e outubro daquele ano, onde só choveu de verdade em novembro, e dezembro ficou com veranicos e pouca chuva também.

Aí tem gente que não gosta de analisar dados do passado, e dizem que são ultrapassados e tal, e isso é uma ignorância terrível, pois só ver o presente em meteorologia é se enforcar com a corda no pescoço, pois as médias climatológicas são feitas num período de décadas, a maioria 30 anos, e daí como podem analisar que está normal ou anormal, sendo que nem sabem o comportamento do clima.

Quero ressaltar que há situações que evidenciam certas mudanças em relação ao passado, por exemplo a temperatura mínima absoluta anual nessa década foi a maior desde quando iniciou as medições no Mirante de Santana, portanto os invernos estão mais quentes sim, o que é anormal. E pra finalizar , me perguntaram porque está tendo tantas queimadas nesse ano, uma é porque a chuva começou a escassear antes do normal, ou seja, em fevereiro e março tiveram muitos veranicos e o solo ficou com grande déficit hídrico, e assim que começou a estação seca, onde chove quase nada, a terra já estava bem seca. Portanto foi anormal a chuva ter parado antes da hora, e não a estiagem que nessa época, infelizmente é normal, o que não quer dizer que é horrível e insalubre o tempo seco que estamos enfrentando.

E daí alguns agricultores gananciosos aproveitam da situação no centro oeste e norte do país para meterem fogos nas matas, pra aumentarem a fronteira agrícola, para criação de novas lavouras e pastagens, extirpando sem dó as matas e os animais que pagam o preço, e sinicamente dizem que são acidentais, onde numa pesquisa realizada no mês passado, mais de 85% das queimadas no Brasil são criminosas e propositais, ou seja já ocorreram secas piores que essa no passado, porém com uma diferença atualmente a maldade e a ganância é tanta que a natureza virou um grãozinho de areia na cabeça da maioria.

8 comentários:

  1. Muito bom o post, não é nenhuma novidade que virou moda atribuir ineditismo a tudo que acontece de "extremo", por isso é tão importante este seu trabalho de revelar dados do passado, fiquei muito curioso também com os dados que divulgou a alguns dias da estação da Luz, pois não sabia que ainda estava em funcionamento e isto a faria a maior série pluviométrica do Brasil (a do RJ é maior mas mudou de lugar dentro do centro), e gostaria de saber onde encontrar estes dados. Também seria muito bom se encontrasse mais dados de chuva do Rio anteriores a 1890 (e tenho a dúvida de afinal quando começaram as medições REGULARES de chuva na cidade, que parece ter sido antes de 1882 que foi o ano de início da primeira série publicada). Em resumo, ao invés de chamar qualquer ondinha de calor/frio, seca ou chuva de "sem precentes", deveriam separar o joio do trigo, ou seja, os eventos realmente sem precedentes na história das medições (como o calor em algumas localidades russas no verão) de outros recorrentes mas que a memória curta da população apaga (como as chuvas de abril no Rio de Janeiro, e logo depois no nordeste).

    ResponderExcluir
  2. Outra crítica que tenho a fazer é sobre a importância exacerbada que dão aos dados do Inmet em detrimento de outros institutos, um belo exemplo foi janeiro desta ano, em toda a mídia falavam que era o segundo janeiro mais chuvoso já registrado em São Paulo no Mirante do Santna mas não li nada sobre o recorde (de todos os meses, com enomrme diferença para o segundo lugar) na estação da USP na zona sul que é até mais antiga e e talvez seja a mais bem cuidada do Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Pois é os dados de chuva mensal no Rio antes de 1890 são díficeís e complicados mesmo de achar você tem td razão, nessa semana publico alguns dado a respeito ok!, e realmente dão mais enfâse na imprensa pra dados do Inmet que de outros institutos, infelizmente né, uma cultura arcaica . Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Apenas complementando, o colega pode encontrar dados de chuva no estado de São Paulo no "Banco de Dados Pluviométricos do Estado de São Paulo", www.sigrh.sp.gov.br/cgi-bin/bdhm.exe/plu?lig=podfp/INMET.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, mas é uma pena que os dados não estejam atualizados após 2004 e que hajam algumas falhas.

    ResponderExcluir
  6. É verdade. Esqueci-me de comentar esse detalhe.

    ResponderExcluir
  7. Realmente tenho que concordar com tudo que foi dito acima: De uma forma geral, não foi o clima em sí que se alterou, como se uma nova fase climatica estivesse se iniciando! Secas severas, grandes ondas de frio, chuvas além do normal, tornados etc sempre houveram no Brasil, mas ocorre que por um motivo ou outro, da-se ênfase ao que convêm! Os interesses financeiros, a ganância, a maldade visando apenas o lucro etc estão acima de tudo hj! Uma pena! Lastimável! Acredito sim, que muitos aspectos do clima se modificaram, devido à ação do homem... A perda da cobertura florestal, devastação de áreas inteiras de florestas (aqui no sul: mata subtropical) mudaram de uma certa forma o regime das chuvas (quantidade e regularidade)... Enfim, tudo o que já se sabe! Mas os eventos climáticos "em sí" são os mesmos de antes e o que mudou é que hj alguns meios de comunicação sensacionalistas exageram nas informações para conseguirem vender os seus "produtos"... Infelizmente para nós que estudamos o clima é difícil conseguir informações detalhadas do tempo no passado, por falta de dados e quando achamos algo sobre determinado evento, muitas vezes as informações não batem ou estão resumidas! Carlos Alberto, tenho que dizer que foi uma felicidade ter encontrado este site! Com toda a verdade eu digo isso! Obrigado! Vc fez com que eu não desistisse dos meus estudos!

    ResponderExcluir
  8. Excelente o post!!! Também penso que não podemos fazer uma previsão do tempo confiável se não conhecermos o passado da região, além de nunca podermos afirmar que o evento extremo nunca tenha ocorrido sem analisar se houve eventos parecidos no passado. Abraços de São Bernardo do Campo. artchoblog.blogspot.com (tempo e clima grande São Paulo)

    ResponderExcluir