sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Recorde de maior seca em Brasília foi em 1963: com 164 dias seguidos sem chuva

Vejam essa reportagem no site http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=50,71921 , que a maior seca da história de Brasília de acordo com o INMET foi em 1963:

"A pior estiagem da história da capital federal ocorreu em 1963, quando Brasília passou 164 dias consecutivos sem chuvas. De acordo com meteorologistas do Inmet, a seca deste ano pode até mesmo ser considerada dentro dos padrões climáticos da região. Só está mais severa, dizem, devido ao curto período de chuvas que antecedeu a seca e pelo aumento das queimadas. "Todos os anos acontece o mesmo ciclo climático da seca, uma intensa massa de ar quente estaciona sobre o centro do Brasil inibindo a formação de chuvas. Esse foi um ano com um período chuvoso, entre maio e junho, menor. Com isso, a estiagem se prolonga e a matéria orgânica sobre o solo fica mais suscetível as queimadas, deixando a qualidade do ar e a umidade piores", detalha a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet ".

Um comentário:

  1. Concordo com o texto acima. Há muito alarde em torno de supostas mudanças climáticas que na prática são apenas ciclos naturais que sempre houveram...

    ResponderExcluir